No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) assinala na próxima segunda-feira (dia 14) o Dia Mundial da Diabetes com uma iniciativa que pretende juntar utentes e profissionais de saúde e assinalar os oito anos do Centro Colocador de Sistemas de Perfusão Contínua de Insulina do CHTV.
Segundo a instituição de saúde, o programa inclui iniciativas que “alertam e sensibilizam para a doença no geral, mas também em casos específicos como a diabetes na gravidez e nas crianças”.
“O objetivo é a troca de testemunhos, exemplos e dicas entre os utentes e os próprios profissionais de saúde”, acrescenta o comunicado do CHTV.
O evento, organizado em conjunto pelos Serviços de Medicina Interna, Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia, decorre no auditório do São Teotónio e tem início às 9h15, prolongando-se até às 12h00.
Em comunicado, o CHTV lembra que as bombas de insulina permitem “uma melhoria da qualidade de vida, uma vez que dispensam a administração de múltiplas injeções por dia, assim como uma melhoria do controlo glicémico, pois imitam de uma forma mais próxima a secreção fisiológica de insulina pelo pâncreas”. Atualmente, mais de 200 utentes do Centro Hospitalar “usufruem desta terapêutica”.