Assembleia-Municipal-de-Vouzela-
Apresentação Dardavaz 1
docente ipv ciencia viva
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Colunistas » Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

 Os astros da história de 2026 e as varredelas dos soberanos do velho poder
10.10.25
partilhar
 Dia Mundial da Saúde Mental

por
Teresa Gomes

Anualmente, no dia 10 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Este ano o lema é “Saúde mental para todos: acessível e inclusiva”. Todos temos direito, nos diversos contextos, a alcançar a melhor Saúde Mental e, que a mesma seja abrangente, compreensiva, englobante, incorporativa, integradora, completa, integral e ampla.

A Saúde Mental é muito mais que a ausência de doença mental. É um pilar do bem-estar geral, que envolve a harmonia emocional e a capacidade de enfrentar os diferentes desafios que vão ocorrendo na vida. Quer seja no trabalho, quer seja numa atividade de lazer e, em casa, cada um de nós deve se permitir a ter uma excelente Saúde Mental bem como com aqueles com os quais partilhamos cada momento das nossas vidas.

Uma pessoa com boa saúde mental é mais capaz de gerir as emoções/sentimentos face às adversidades com as quais se vai deparando, ou seja, é ser resiliente através do uso das estratégias que possui, fruto de experiências que foi vivenciando. Engloba pensamentos, sentimentos e reações à forma de nos relacionarmos com os outros e connosco mesmos, bem como a forma como nos relacionamos com o meio ambiente que nos rodeia. É sabido que os eventos traumáticos, sejam eles de menor ou maior impacto, vão influenciar o nosso estado mental. No entanto, existem fatores que fortalecem a nossa saúde mental, tais como: 

  • Ter um estilo de vida saudável (com uma dieta equilibrada, prática regular de exercício físico e um sono regulador e reparador);
  • Ter uma rede de amigos/familiares em que as relações interpessoais são de abertura e construção positiva;
  • Pertencer a grupos que autossatisfaçam o lado altruísta e espontâneo.

Procure momentos que lhe proporcionem prazer e relaxamento físico e mental!

Perante situações stressantes lide com as mesmas com um olhar positivo e construtivo de aprendizagem. Mas se precisar, não hesite em procurar apoio junto de um familiar, amigo ou profissional de saúde.

Promova a consciencialização da importância da Saúde Mental no bem-estar geral, ajude a combater o estigma que ainda persiste associado à saúde/doença mental.

Valorize a saúde mental como um Direito Humano Universal, através da promoção do autocuidado sabendo que sem Saúde Mental, não existe Saúde!

Teresa Gomes – Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, UCC Viseense

 Os astros da história de 2026 e as varredelas dos soberanos do velho poder

Jornal do Centro

pub
 Os astros da história de 2026 e as varredelas dos soberanos do velho poder

Colunistas

Procurar