No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A coronel Diná Azevedo entrou para a história da Força Aérea Portuguesa ao tornar-se a primeira mulher da especialidade de piloto-aviador a ser promovida a brigadeiro-general. A promoção foi formalizada esta terça-feira, durante a cerimónia de promoção de oficiais-generais, realizada no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide.
O momento contou com a presença do chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, que presidiu à cerimónia.
Além de Diná Azevedo, foram também promovidos o major-general Fernando Costa, que ascendeu ao posto de tenente-general, o brigadeiro-general Paulo Costa, que passou a major-general.,e o coronel João Conde, que também passou a brigadeiro-general.
Diná Joana Ferreira Gonçalves de Azevedo, natural de Mangualde, nasceu a 11 de abril de 1972 e é a primeira mulher da especialidade de piloto-aviador a atingir este posto na Força Aérea Portuguesa. Ingressou na Academia da Força Aérea em 1990 e foi brevetada como piloto em 1995, na Base Aérea n.º 11, em Beja. Ao longo da sua carreira, acumulou mais de quatro mil horas de voo em diversas aeronaves, tendo desempenhado funções de piloto, comandante, instrutora e avaliadora.
Destacou-se também em missões internacionais. Em Portugal, comandou a Esquadra 502 e, mais tarde, o Grupo Operacional da Base Aérea n.º 6, no Montijo, base que viria a chefiar em 2022 — tornando-se a primeira mulher a comandar uma base aérea em Portugal.
Entre outras funções, é assessora militar da Força Aérea junto do Presidente da República.