Plátano da Quinta da Cruz em Viseu 3
Forest Fire in Fornos de Algodres
selo agua filipe pais
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
castanhas e vinho
Home » Notícias » Diário » Diocese de Viseu apela à “criatividade” das instituições para ultrapassar dificuldades

Diocese de Viseu apela à “criatividade” das instituições para ultrapassar dificuldades

Reptos foram deixados na abertura das Jornadas da Pastoral Social da Diocese de Viseu, que decorrem até sexta-feira

 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo
22.05.25
fotografia: Diocese de Viseu
partilhar
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo
22.05.25
Fotografia: Diocese de Viseu
pub
 Diocese de Viseu apela à “criatividade” das instituições para ultrapassar dificuldades

As instituições sociais da região de Viseu não têm de ficar presas às dificuldades financeiras e ter “criatividade” para fazerem face a elas e precisam de profissionalizar os seus recursos humanos. Os reptos foram deixados esta quarta-feira (21 de maio) na abertura das Jornadas da Pastoral Social da Diocese de Viseu pelo padre Manuel Clemente.

No seu discurso, o vigário da Pastoral Social destacou as dificuldades que as IPSS têm sentido nos últimos anos como a pandemia, a guerra na Ucrânia, a inflação, a falta de mão de obra e as guerras económicas, referindo que as consequências refletem-se nas instituições. “Temos de olhar para aquilo que são as oportunidades, temos de ter criatividade e não ficarmos presos nas dificuldades financeiras que vão surgindo”, apelou.

O padre Manuel Clemente também alertou para a necessidade de profissionalização dos recursos humanos, “que são a base da estabilidade para as instituições”.

O sacerdote também frisou a “gestão, organização e sucesso” como ingredientes fundamentais para a longevidade das instituições e destacou que, ao contrário das empresas que procuram o lucro, “as IPSS têm como objetivos maiores o bem estar psicológico, espiritual e social dos utentes e a realização dos colaboradores”.

O padre falou no início das Jornadas da Pastoral Social, que decorrem até sexta-feira (dia 23) no auditório do Seminário Maior. Hoje, foram abordadas as “especificidades da relação laboral nas IPSS”. Entre os temas que também estão em destaque estão os “recursos humanos e o utente como essência da missão” e a “caridade na modernidade”.

Manuel Clemente sublinhou a pertinência dos temas escolhidos, dizendo que contribuem para o “despertar para a realidade e importância das IPSS como um coração social dinâmico nas comunidades”.

A advogada Isabel Couto, que falou sobre as relações com os trabalhadores das instituições, admitiu que há muita dificuldade na contratação de mão de obra qualificada, mas também enalteceu o trabalho dos párocos que “além da sua nobre missão pastoral assumem, também, com coragem e dedicação, a direção dos Centros Sociais e Paroquiais da Diocese de Viseu”.

“São líderes que não só orientam com sabedoria e fé, mas também arregaçam as mangas e se colocam ao serviço, inspirando equipas, tranquilizando famílias e acolhendo cada utente como um verdadeiro irmão em Cristo”, disse.

Já o bispo de Viseu, D. António Luciano, salientou a importância da caridade, solidariedade, partilha e apoio a quem mais precisa no trabalho das instituições. Dirigindo-se aos colaboradores das IPSS, o prelado disse-lhes que “além de funcionários da instituição, são agentes pastorais nesta dimensão social, ou seja, devem olhar para a pessoa humana e para os problemas à luz do Evangelho”.

Cerca de 85 pessoas estão inscritas para cada dia das Jornadas da Pastoral Social, um número que corresponde às expetativas da organização, mas que também reflete o trabalho feito previamente através de um contacto pessoal às várias instituições sociais paroquiais, sendo que na Diocese de Viseu existem cerca de 70.

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo

Outras notícias

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo

Notícias relacionadas

Procurar