No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O distrito de Viseu destaca-se na edição de 2024 do programa PME Excelência, com 133 empresas reconhecidas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, numa cerimónia que decorre esta quinta-feira no Pavilhão Multiusos de Guimarães e conta com a presença do primeiro-ministro Luís Montenegro, do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
A iniciativa distingue empresas de todas as regiões do país que se destacam pelo desempenho económico, inovação e criação de emprego, reunindo um total de 3.925 empresas premiadas, responsáveis por mais de 125 mil postos de trabalho.
Para José Pulido Valente, presidente do IAPMEI, “as PME Excelência são o reflexo da melhor gestão e da resiliência do nosso tecido empresarial. Cada empresa distinguida é exemplo de mérito, inovação e compromisso com Portugal”.
O comércio e a indústria continuam a liderar em representatividade, seguidos do turismo, serviços e construção. A maioria das empresas distinguidas são pequenas, representando 72,3% do total, seguidas das médias e microempresas.
Além do reconhecimento geral, o programa realça empresas com desempenho notável em áreas como Mais Exportação, Mais Produtividade, Criação de Valor, Na Rota da Sustentabilidade, Mais Crescimento, Empresa Gazela e Mais Emprego. Para José Pulido Valente, presidente do IAPMEI, “as PME Excelência refletem a melhor gestão e a resiliência do nosso tecido empresarial, sendo exemplos de mérito, inovação e compromisso com Portugal”.
A cerimónia em Guimarães sublinha o contributo decisivo das PME para a economia portuguesa, evidenciando que o distrito de Viseu mantém um papel relevante na criação de valor, emprego e inovação, com empresas que reforçam a competitividade regional e nacional.
Os distritos de Lisboa (817 empresas; 20,8%), Porto (725; 18,5%), Braga (364; 9,3%) e Faro (315; 8%) destacam-se como os territórios com maior número de empresas distinguidas.