Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Distrito de Viseu com 137 empresas PME Excelência

Distrito de Viseu com 137 empresas PME Excelência

Comércio e indústria são os setores com maior peso económico das pequenas e médias empresas no distrito de Viseu, revela o IAPMEI

pub
 Distrito de Viseu com 137 empresas PME Excelência - Jornal do Centro
05.12.24
Jornal do Centro
partilhar
 Distrito de Viseu com 137 empresas PME Excelência - Jornal do Centro
05.12.24
pub
 Distrito de Viseu com 137 empresas PME Excelência - Jornal do Centro

Há 137 empresas do distrito de Viseu que foram distinguidas com o selo PME Excelência 2023. São mais cinco pequenos e médios negócios reconhecidos em comparação com a edição anterior da iniciativa.

Os resultados foram apresentados esta quarta-feira (4 de dezembro) pelo IAPMEI. O comércio é novamente o setor mais representado com 33,09 por cento das pequenas e médias empresas reconhecidas na região. Já 29,41% das PME distinguidas trabalham na indústria, enquanto 14,71% dedicam-se à construção e ao imobiliário.

Os transportes representam 8,82% e os serviços 7,35%, enquanto que as empresas do turismo constituem 3,68% das PME Excelência e as da agricultura 2,94%.

Segundo o IAPMEI, a maioria das PME Excelência do distrito são do concelho de Viseu (49). Seguem-se Mangualde, Nelas e Tondela com nove empresas cada, Castro Daire com sete, Oliveira de Frades e Vouzela com seis cada, e Mortágua, Sátão e Tarouca com cinco cada.

A lista continua com os concelhos de Carregal do Sal, Moimenta da Beira, Lamego, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Sernancelhe com três PME Excelência. Já Resende, Penalva do Castelo e São João da Pesqueira têm duas empresas, enquanto Armamar, Cinfães e Penedono têm uma.

O distrito de Viseu representa 3,3 por cento das 4.136 empresas reconhecidas como PME Excelência em todo o país, destacou ainda o IAPMEI.

Quanto às contas, as empresas PME Excelência do distrito tiveram um volume de negócios de 693,8 milhões de euros, o que representa uma subida de 22,64 por cento em comparação com 2022. As exportações também aumentaram 33,23% para os 155,9 milhões de euros.

O resultado EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) das empresas rondou os 147,1 milhões de euros, enquanto o resultado líquido atingiu os 100,5 milhões.

O PME Excelência é um selo de reputação atribuído pelo IAPMEI que permite às pequenas e médias empresas relacionarem-se com fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais “numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios”.

“Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas”, acrescenta a agência. As PME Excelência são selecionadas a partir do universo das PME Líder.

A lista completa das empresas pode ser consultada no site do IAPMEI.

pub
 Distrito de Viseu com 137 empresas PME Excelência - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Distrito de Viseu com 137 empresas PME Excelência - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar