Apagão Viseu
chuva
corrida montanha castro daire
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva

Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva

Segundo o IPMA, na generalidade do território do continente ocorrerá chuva persistente, e por vezes forte

 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu
09.12.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu
09.12.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva

Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão ser afetados a partir de hoje por chuva, vento e agitação marítima devido aos efeitos da depressão Bram, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido já avisos.

Em comunicado, o IPMA adianta que a depressão Bram (nome atribuído pelo Serviço Meteorológico da Irlanda) formou-se no Atlântico ocidental e avança para leste em direção ao arquipélago dos Açores para depois seguir em direção à Irlanda.

Segundo o IPMA, “esta depressão tem associada uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, que irá atravessar o território do continente gradualmente partir da tarde de dia 9 [hoje], de noroeste para sueste, passando na região sul apenas durante a madrugada/manhã de dia 10 [quarta-feira]”.

Por causa desta situação, na generalidade do território do continente ocorrerá chuva persistente, e por vezes forte, a partir do início da manhã de hoje no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões.

Adicionalmente, este episódio virá acompanhado de vento forte do quadrante sul no litoral oeste e nas terras altas até meio da tarde de hoje, com rajadas entre 70 e 90 quilómetros por hora (km/h), em especial nas regiões Norte e Centro. 

“Salienta-se ainda, que à semelhança dos últimos dias e devido à presença de depressões no Atlântico Norte em deslocamento para leste/nordeste, continua um episódio de agitação marítima forte na costa ocidental até à manhã de dia 10 [quarta-feira], prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 4 a 5,5 metros de altura significativa, temporariamente de oeste/sudoeste a norte da foz do rio Douro.

De acordo com o IPMA, “esta depressão tem associada, para além de uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, uma massa de ar tropical húmido, com elevado conteúdo em vapor de água, que começará a afetar o arquipélago da Madeira a partir do final da madrugada de hoje com chuva persistente e por vezes forte e acompanhada de trovoadas”.

Está previsto também vento moderado a forte de sudoeste, com rajadas até 70 km/h, e até 85 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para norte a partir da tarde e enfraquecendo, e agitação marítima forte até final do dia de hoje, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 4 a 4,5 metros de altura significativa.

Devido ao estado do mar, o IPMA emitiu para o continente avisos laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga até às 15h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 06h00 de quarta-feira.

Também por causa da ondulação, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Aveiro até às 06h00 de quarta-feira.

Sob aviso amarelo estão igualmente os distritos de Viseu, Évora, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga até ao final do dia de hoje por causa da chuva.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 80 km/hora até às 15:00 de hoje.

Quanto ao arquipélago da Madeira, o IPMA emitiu aviso laranja para a costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira por causa da chuva forte até às 12:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 15:00 de hoje, e para a costa norte e o Porto Santo.

A costa norte da ilha da Madeira está ainda sob aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 00:00 de quarta-feira.

No que diz respeito ao arquipélago dos Açores, o IPMA colocou o grupo ocidental (Flores e Corvo) sob aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 12:00 de hoje.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo, quando há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes” do estado do tempo.

pub
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu

Outras notícias

pub
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar