Museu Terras de Besteiros 3
rui massena artista facebook
lapis solidarios
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Distrito de Viseu em aviso laranja devido à neve. Proteção Civil deixa conselhos

Distrito de Viseu em aviso laranja devido à neve. Proteção Civil deixa conselhos

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
08.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
08.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub

O distrito de Viseu vai passar a estar em aviso laranja a partir desta noite de sexta-feira, devido à previsão de queda de neve nas terras altas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou o aviso, que antes era de amarelo, e este vai estar ativo das 21h00 de hoje até às 09h00 de domingo (10 de março).

Segundo as informações meteorológicas, em causa está a prevista de queda de neve acima da cota dos 600 metros “com acumulação até 15 centímetros acima de 800 metros e que poderá ser até 30 centímetros acima de 1000 metros”.

De resto, o IPMA mantém os avisos amarelos de chuva e vento fortes. O aviso de vento já entrou em vigor às 15h00 desta sexta-feira e o de chuva entra às 18h00. Ambos terminam às 21h00 de hoje.

Entretanto, a Proteção Civil emitiu esta sexta-feira (8 de março) um novo alerta de mau tempo para as próximas 48 horas. Depois do Chuva, vento e neve agravam estado do tempo a partir desta quarta-feira (dia 6), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) prevê queda de neve nas regiões Norte e Centro e vento forte nas terras altas.

Em comunicado, as autoridades preveem queda do manto branco “acima dos 800/1000 metros e, no dia 9 de março (sábado), acima de 600/800 metros”, além de vento mais intenso com rajadas até 80 quilómetros/hora.

Tendo em conta esta previsão, a ANEPC antecipa perturbações graves causadas pela neve como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados, além de piso escorregadio.

A nota aponta ainda para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia e a outras estruturas, e para desconforto térmico na população devido à descida da temperatura mínima.

Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apela à atenção para com grupos mais vulneráveis como bebés, idosos, doentes crónicos e sem-abrigo e ao cuidado na circulação em estradas, evitando andar em vias afetadas pela neve, e junto a árvores devido ao risco de queda.

A entidade também sugere fixar estruturas soltas, nomeadamente andaimes e placards, e adotar uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de gelo ou geada nas vias rodoviárias”.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, deve-se evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais, além de conduzir veículos pesados, e restringir-se “ao máximo possível” os movimentos de veículos e de pessoas apeadas.

A ANEPC apela à população que esteja atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar