No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
As freguesias de Viseu e do Campo, no concelho de Viseu, são as únicas no distrito que em 2020 receberam o galardão de eco-freguesias, um projeto da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa que visa trabalhar com as freguesias, com o objetivo de promover o desenvolvimento de eco-comunidades sustentáveis.
A freguesia de Viseu recebeu o prémio pelo segundo edição consecutivo, já a freguesia do Campo estreia-se nesta distinção. Desde que o projeto avançou estas são as únicas do distrito a ter o título de eco-freguesias.
Para se habilitarem a esta distinção, as freguesias apresentam uma candidatura que decorre depois em várias fases. Numa primeira etapa, são “avaliados” os funcionários, aqui pretende-se saber se estes têm práticas sustentáveis quer em trabalho, quer nas suas habitações. Numa segunda-fase, esta opcional mas que valoriza a candidatura, as freguesias inscritas têm a oportunidade de aderir a um conjunto de projetos e serviços promovidos pela ABAE e os seus seus parceiros. Por fim, a candidatura propriamente dita a Eco-Freguesia, através do preenchimento de um formulário, onde são avaliados 10 indicadores como a educação para a sustentabilidade, gestão ambiental, energia, água, resíduos, mobilidade e transportes, espaços públicos, espaços verdes e equipamentos, biodiversidade, geodiversidade, agricultura sustentável, informação e participação pública, desenvolvimento sócio-cultural, promoção do desenvolvimento e ainda a visão para o desenvolvimento sustentável da freguesia.
Freguesia de Viseu orgulhosa com distinção mas destaca importância em manter bons hábitos
Em 100, a freguesia de Viseu conquistou 85 por centro de pontuação, conquistando assim a bandeira de eco-freguesia. Diamantino Santos, presidente da freguesia, afirma que é um “orgulho” receber esta distinção mas salienta que é preciso manter estes bons hábitos de sustentabilidade.
“Não escondemos o orgulho que é termos uma pontuação na casa dos 85 por cento em 100 mas o que é mais importante é que nos deixa uma noção e missão de responsabilidade que cada um deve ter e que deve transmitir aos nossos fregueses”, diz.
Segundo o autarca, o objetivo agora passa por envolver cada vez mais a população nestes comportamentos sustentáveis.
“Queremos envolver e incentivar os nossos fregueses a terem estas práticas de sustentabilidade”, assegura Diamantino Santos, lembrando que “planeta terra só há um, só temos este e por isso tem que haver um compromisso de todos para a sustentabilidade e para o equilíbrio ambiental do nosso planeta e da nossa freguesia”.
Freguesia do Campo acredita que este título é o “principio de uma grande caminhada”
Esta é a primeira vez que a freguesia do Campo recebe esta distinção, “uma consequência natural, do trabalho feito ao longo dos último anos”, como referiu Carlos Lima, presidente da junta de freguesia.
Para o autarca, este galardão é o princípio de uma caminhada de responsabilização coletiva, no tema da sustentabilidade.
“Isto é uma caminha, não se gosta na conquista da bandeira, é o principio de uma caminhada de responsabilização coletiva, de um cuidado cada vez mais sério com aquilo que nos rodeia, com a questão social, a biodiversidade, a agricultura, os serviços de proximidade ou da promoção da economia local”, refere Carlos Lima.
Agora, a freguesia do campo quer “revalidar o título”, com a certeza de que vão “continuar a trabalhar e a intensificar as ações”.
“Tivemos mais de 80 por cento, o que nos deu o galardão de prata, mas por seis pontos não chegamos ao galardão de ouro. Por isso, vamos querer fazer melhor”, sublinha o presidente da freguesia.