bombeiros voluntários de viseu cidade
Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Dois candidatos do PSD e PS concorrem à presidência da Turismo Centro de Portugal

Dois candidatos do PSD e PS concorrem à presidência da Turismo Centro de Portugal

Rui Ventura, autarca social-democrata de Pinhel, e Walter Chicharro, ex-autarca socialista da Nazaré, formalizaram as respetivas candidaturas. Eleições estão marcadas para 27 de março

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
17.03.25
Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
17.03.25
pub
 Dois candidatos do PSD e PS concorrem à presidência da Turismo Centro de Portugal

O presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura (PSD), e o ex-presidente do município da Nazaré, Walter Chicharro (PS), disputam a presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP), nas eleições de 27 de março, disse esta segunda-feira (17 de março) a vice-presidente daquela entidade.

Em declarações à agência Lusa, na Figueira da Foz, à margem da apresentação do festival Somnii, Anabela Freitas explicou que, apesar de ter existido uma terceira candidatura tornada pública, a do social-democrata Luís Tadeu, autarca de Gouveia, apenas Rui Ventura e o também deputado do PS Walter Chicharro as formalizaram.

“Já acabou o prazo para entrega das candidaturas e entraram duas candidaturas, da Nazaré e de Pinhel. O prazo terminou no dia 13 de março [na passada quinta-feira] e o senhor presidente da Assembleia Geral já analisou os documentos, este é um processo que passa ao lado da comissão executiva”, assinalou Anabela Freitas, que assumiu a presidência em exercício da TCP, após a morte, a 27 de dezembro, do anterior titular, Raul Almeida, e até à realização das novas eleições.

O colégio eleitoral da entidade regional de turismo é constituído por cerca de 160 entidades, públicas e privadas (nomeadamente operadores turísticos e outros organismos do setor), entre as quais 100 municípios da região Centro, que irão eleger um novo presidente. A restante equipa da comissão executiva, constituída por quatro vogais, entre os quais a vice-presidente Anabela Freitas, que foi presidente da Câmara Municipal de Tomar até 2023, mantém-se em funções.

Questionada pela Lusa sobre a existência de duas listas para este ato eleitoral intercalar, depois de vários anos de listas únicas, a presidente em exercício admitiu estarmos perante uma bipolarização entre candidatos do PSD e PS, o que não sucedeu no passado, quando o atual secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, liderou a TCP.

“Durante muitos anos, efetivamente, o Pedro Machado fazia o pleno e daí haver sempre só um candidato, colhia apoios quer dentro da parte pública, quer dentro da parte privada do colégio eleitoral. Agora houve aqui uma polarização”, argumentou Anabela Freitas.

Sobre a apetência que pode existir pelo cargo – liderar uma entidade regional do turismo, um dos motores da economia nacional –, notou a importância de quem se candidata ao cargo perceber qual é a linguagem do setor.

“Eu própria passei por isso, era presidente de Câmara e a linguagem de um presidente de Câmara parte de uma mentalidade completamente diferente. Turismo é operação, turismo é negócio e a proximidade e perceber os fluxos turísticos, perceber a dinâmica entre os vários atores do setor é fundamental”, avisou a responsável da TCP.

“Acredito que os dois candidatos tenham algum conhecimento do setor e que saibam fazer as pontes entre aquilo que é o público e o privado. O resto da comissão executiva mantém-se, estamos cá para acolher quem ganhar e dar-lhe todo o apoio”, vincou Anabela Freitas.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar