Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No passado dia 8 de julho de 2025, o Pavilhão Municipal de São João da Pesqueira foi palco do encerramento da iniciativa “Driblando a Diferença”, promovida pela Associação de Basquetebol de Viseu. Este evento teve como propósito central promover a inclusão social através do basquetebol, reunindo pessoas num ambiente de partilha, respeito e alegria.
Ao longo da manhã, realizaram-se diversos jogos e atividades lúdicas, que permitiram a todos os participantes experimentar o basquetebol num contexto inclusivo. Mais do que uma manhã desportiva, viveu-se uma celebração da diversidade e da superação, com entusiasmo evidente dentro e fora das quatro linhas.
O evento contou com a participação de quatro equipas pertencentes às entidades Artenave e Pesqueiramiga, cujos atletas demonstraram enorme entrega, alegria e espírito de equipa, reforçando os valores de inclusão e comunhão que norteiam este projeto.
Um dos momentos mais marcantes foi a presença de cerca de 200 crianças e jovens integrados no programa de férias desportivas promovido pelo Município de São João da Pesqueira. Para além de assistirem aos jogos, os jovens puderam participar em atividades e demonstrações, despertando a consciência para a importância da inclusão desde cedo. A Associação de Basquetebol de Viseu deixa um agradecimento especial à divisão de Desporto do Município, pelo apoio e acolhimento incondicional desde o primeiro momento.
De destacar ainda o contributo de jovens atletas do CDGumirães, que, com o seu entusiasmo e espírito solidário, deram um apoio fundamental ao longo de toda a atividade, deixando uma marca muito positiva em todos os que estiveram presentes.
A instituição Pesqueiramiga aproveitou o momento enquanto anfitriã para, através da sua Presidente Maria Fernandina M. Espírito Santo, entregar lembranças aos atletas da Artenave e ao Presidente da Associação de Basquetebol de Viseu, José Oliveira.
Sobre o Circuito “Driblando a Diferença” ouvimos as duas instituições e para Patrícia Santana, responsável técnica da Pesqueiramiga:
“O CACI da Pesqueiramiga participou com enorme orgulho no 1.º Circuito Driblando a Diferença, um torneio de basquetebol 3×3 inclusivo para pessoas com deficiência, ao lado da instituição Artenave, promovido pela Associação de Basquetebol de Viseu, a quem agradecemos o convite e parabenizamos a excelente organização. Esta iniciativa, centrada na prática do basquetebol adaptado, teve um impacto muito positivo nos nossos utentes, promovendo o convívio, a autoestima, as competências motoras e sociais, e mostrando como esta modalidade pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão. Esperamos que mais instituições se juntem nas próximas edições, para que este circuito cresça e, juntos, continuemos a driblar barreiras e a marcar pontos pela inclusão.”
Já Nuno Matos, responsável técnico da instituição Artenave:
“Este projecto, “1° Circuito Driblando a Diferença” promovido pela Associação de Basquetebol de Viseu, foi muito interessante e acima de tudo do agrado e satisfação dos intervenientes. Permitiu a prática da modalidade de uma forma diferente da que praticamos institucionalmente, promoveu a atividade física e o convívio entre atletas, técnicos e utentes da Artenave e Pesqueiramiga.
Ainda salientar que é uma iniciativa que promove a inclusão das pessoas com deficiência no desporto, através da prática do basquetebol.
Quero parabenizar a Associação de Basquetebol de Viseu por dinamizar um projeto como este direcionado para a pessoa com deficiência, e também agradecer por nos terem convidado para participar.”
A AB Viseu reforça a importância de iniciativas como esta enquanto ferramentas de transformação social, que através do desporto quebram barreiras, aproximam pessoas e constroem uma sociedade mais justa e inclusiva e já está a trabalhar numa segunda edição do projeto.
SELEÇÕES DISTRITAIS DE MINIS 12 DA AB VISEU BRILHARAM NA FESTA NACIONAL EM PAÇOS DE FERREIRA
As Seleções Distritais de Minis 12 Feminino e Masculino da Associação de Basquetebol de Viseu participaram, recentemente, na Festa Nacional do Minibasquete, realizada em Paços de Ferreira, num evento que reuniu atletas de todo o país num verdadeiro ambiente de convívio, aprendizagem e espírito desportivo.
Este encontro nacional representou uma oportunidade ímpar para os jovens atletas visienses, que puderam medir forças com equipas oriundas de diversas regiões, enriquecendo a sua experiência dentro e fora de campo. Para além dos jogos, a Festa Nacional proporcionou momentos de partilha, cooperação e crescimento, elementos fundamentais nesta etapa da formação desportiva.
Embora os resultados competitivos não sejam o principal indicador de uma boa participação nesta faixa etária, importa destacar o excelente desempenho das seleções de Viseu, que revelaram evolução ao longo do torneio, mostrando grande entrega, espírito de equipa e vontade de aprender. Foi notório o crescimento competitivo dos jovens atletas, que dignificaram a camisola da AB Viseu com empenho e alegria.
A Associação de Basquetebol de Viseu agradece profundamente a todos os que contribuíram para o sucesso desta participação, com destaque para os técnicos, que acompanharam e orientaram as seleções com dedicação, e para os encarregados de educação, cuja postura exemplar e fair-play no apoio às equipas foi fundamental para manter o espírito positivo que caracterizou toda a iniciativa.
A presença na Festa Nacional reforça o compromisso da AB Viseu com a formação integral dos seus jovens atletas, valorizando o desporto como meio de educação, socialização e crescimento pessoal.
Artigo da responsabilidade da Associação de Basquetebol de Viseu