Académico de Viseu Oliveirense_foto Liga Portugal_2
CODU INEM
25 de Abril 2025_Assembleia Municipal de Viseu_Ribafeita 20
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25

Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…

24.04.25

Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…

24.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Diário » Eleições: BE coloca faixas a pedir rápida requalificação da Linha da Beira Alta

Eleições: BE coloca faixas a pedir rápida requalificação da Linha da Beira Alta

pub
 Eleições: BE coloca faixas a pedir rápida requalificação da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro
07.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Eleições: BE coloca faixas a pedir rápida requalificação da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro
07.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Eleições: BE coloca faixas a pedir rápida requalificação da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro

Com a campanha para as legislativas na reta final, o Bloco de Esquerda (BE) colocou faixas em Mangualde e em Mortágua a pedir a requalificação rápida da Linha da Beira Alta, que serve o distrito de Viseu.

O cabeça de lista José Miguel Lopes, que já esteve na viagem que Mariana Mortágua fez de Covilhã a Guarda Eleições: BE defende aposta na ferrovia como ”nova centralidade”, reiterou que a ferrovia “tem de ser uma prioridade” nas políticas públicas e lamentou os atrasos nas obras da Linha da Beira Alta.

“O BE volta a exigir a requalificação rápida da Linha da Beira Alta. A ferrovia tem que ganhar centralidade nas políticas em Portugal, tem que ser uma prioridade. As obras estão sucessivamente atrasadas na Linha da Beira Alta e isso acarreta problemas quer à mobilidade quer ao dinamismo económico da região”, disse.

O candidato bloquista justificou a colocação das faixas com a necessidade de “alertar” para o problema e acrescentou que as viagens de substituição “são muito mais demorados e excluem parte significativa da população com mobilidade reduzida ou utilizadores de cadeiras de rodas”.

A requalificação, acrescentou José Miguel Lopes, é “um garante de mobilidade para muito mais pessoas e continuaremos a exigi-la”.

Além de Viseu, também as candidaturas do Bloco em Coimbra e Guarda também exigem rapidez nas obras da Linha da Beira Alta que, segundo a Infraestruturas de Portugal, estão previstas para concluir no final do primeiro semestre deste ano, mas com alguns atrasos no calendário. O investimento já ultrapassa os 600 milhões de euros.

O Bloco defende a aposta na ferrovia por ela ser “essencial para ligar o país, aumentar a mobilidade das populações, incrementar a qualidade de vida, descarbonizar e combater as alterações climáticas”.

IP3: Bloco pede bermas de segurança e traçado 2×2
Além do comboio, o partido também está de olho no IP3. Os cabeças de lista do BE por Viseu e Coimbra estiveram a ver o estado da estrada que liga as duas cidades e que tem sido alvo de algumas obras nos últimos anos.

José Miguel Lopes salientou que o Bloco tem vindo a exigir “um traçado de 2×2 nos locais onde for possível” do IP3 e que as obras de requalificação têm sido “sucessivamente atrasadas”.

Além disso, o cabeça de lista por Viseu também exigiu “algo que ainda não está a ser feito”: a colocação de bermas de segurança “particularmente nos locais onde não seja possível o traçado 2×2”.

Já Miguel Cardina, candidato bloquista por Coimbra, recordou que o IP3 não deixou de ser “uma das estradas mais perigosas do país”.

pub
 Eleições: BE coloca faixas a pedir rápida requalificação da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Eleições: BE coloca faixas a pedir rápida requalificação da Linha da Beira Alta - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar