Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Eleições: BE defende aposta na ferrovia como ”nova centralidade”

Eleições: BE defende aposta na ferrovia como ”nova centralidade”

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
05.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
05.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

A ferrovia tem de ganhar “uma nova centralidade” nas políticas públicas, defende o cabeça de lista do Bloco de Esquerda por Viseu. José Miguel Lopes participou na viagem que a comitiva do partido fez recentemente na Linha da Beira Baixa com a coordenadora Mariana Mortágua.

O candidato do BE reitera que é “um insulto às populações” que a data proposta para o início das obras do futuro corredor Aveiro-Viseu-Salamanca seja em 2035. Recentemente, autarcas de Portugal e Espanha fizeram em Viseu uma carta onde reivindicam a construção desta linha.

Os responsáveis aprovaram uma declaração que exorta os governos português e espanhol a “impulsionar a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Aveiro – Viseu – Guarda – Salamanca) e a sua ligação com Madrid, por forma a facilitar uma mobilidade eficiente de passageiros e mercadorias por transporte ferroviário entre Espanha e Portugal” e pedem que seja garantida “a implementação de comboios de alta velocidade”.

José Miguel Lopes também exige a requalificação da Linha do Douro, “antes do prazo anunciado para o fim dos estudos ambientais, em 2028” e apela a uma “rápida requalificação da Linha da Beira Alta que ultrapasse os atrasos atuais”.

Para o cabeça de lista de Viseu, a mobilidade na ferrovia e na rodovia “tem de ser integrada com a devolução dos serviços públicos no investimento do interior”.

Na viagem entre Covilhã e Guarda, a campanha bloquista defendeu a criação de um passe intermodal na região, como acontece nas áreas metropolitanas, reduzindo o custo para a carteira dos habitantes e estimulando o hábito de utilização dos transportes públicos, e o fim das portagens nas ex-SCUT.

pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Notícias relacionadas

Procurar