No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A afluência às urnas na freguesia de Viseu era esta manhã de eleições em cerca de 20 por cento, segundo o presidente da Junta de Freguesia que se encontrava num dos locais de voto.
“Às 11h00 tínhamos cerca de 20 por cento de eleitores que já tinham exercido o seu direito de voto. Estamos satisfeitos com adesão, ainda que o tempo não seja muito convidativo”, disse Diamantino Santos, mostrando que na Escola Alves Martins o “ritmo era muito positivo”.
A freguesia de Viseu tem um total de 24 secções de voto, divididas entre a Alves Martins e a Escola Secundária Emídio Navarro.
Para Diamantino Santos, a afluência deixa adivinhar que possa haver uma diminuição na abstenção que nas últimas legislativas foi de 41 por cento. “Quero acreditar que vamos diminuir o número de abstencionistas”, sustentou.
O presidente da Junta de Freguesia aproveitou ainda para agradecer e enaltecer “aos cidadãos e cidadãs que estão nas mesas de voto”. “Enalteço a disponibilidade a forma como tudo está a decorrer. Às 7h30 já estava tudo pronto para a abertura das urnas”, sublinhou.
A freguesia de Viseu tem 22.811 inscritos.
O distrito de Viseu tem 335 711 eleitores e elege oito deputados. Neste Círculo Eleitoral, há dois anos venceu o Partido Socialista que elegeu o mesmo número de deputados (4) que o PSD.
Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), podem votar 10.819.122 eleitores em Portugal. No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa.
Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.