Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Vouzela » Eleitos do PS em Vouzela acusam executivo de atrasar processo de desagregação de freguesias

Eleitos do PS em Vouzela acusam executivo de atrasar processo de desagregação de freguesias

PS diz que os pedidos de desagregação foram “chumbados” por terem sido entregues fora do prazo

 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
24.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
24.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Eleitos do PS em Vouzela acusam executivo de atrasar processo de desagregação de freguesias

A Assembleia Municipal de Vouzela rejeitou uma moção apresentada pela bancada socialista a pedir a “censura política” do presidente da Câmara por causa do processo de desagregação de freguesias. 

“Seguindo a linha habitual de bloqueio democrático, o presidente da Assembleia Municipal, rejeitou a moção apresentada, impedindo a sua discussão e consequente votação”, anunciaram os “deputados” do PS.

No documento que não chegou a ser discutido, os socialistas acusaram o executivo camarário de maioria social-democrata de atrasar o processo que, dizem, “ficou preso nos serviços camarários”, o que levou a que os pedidos de desagregação fosse “chumbados” por terem sido entregues fora do prazo. 

“O povo de Fataunços, Figueiredo das Donas, Vouzela, Paços de Vilharigues, Cambra e Carvalhal de Vermilhas, que merecia ter sido respeitado e que merecia ter sido ouvido, foi traído pelos eleitos do PSD, na condução do processo, uma vez que todos os atos necessários para a desagregação das freguesias foram realizados fora do prazo legal, a começar pela elaboração da documentação para apreciação e aprovação deste processo de desagregação – que havia ficado de ser elaborada pelos serviços da Câmara Municipal – e que foi remetida já fora de prazo às assembleias de freguesia”, acusa o PS. 

Os eleitos realçam ainda que, além dos atrasos na preparação dos pedidos, a Câmara de Vouzela “tratou ainda de se “esquecer” de enviar o processo de aprovação e as deliberações associadas, para a Assembleia da República”.

“Em síntese, de entre os 188 pedidos apresentados à Assembleia da República, os processos de desagregação de freguesias do concelho de Vouzela constam do embaraçoso lote dos processos excluídos, por incumprimento do prazo de aprovação do pedido de desagregação, em data anterior a 21/12/2022 e que por este constrangedor e desnecessário motivo, não acompanham os 124 processos de desagregação aprovados”, lamentam.

No Distrito de Viseu, das 12 propostas de desagregação, apenas cinco vão chegar à votação que decorre em janeiro de 2025. São as candidaturas das uniões de freguesia de Gouviães e Ucanha (Tarouca), Tarouca e Dálvares (Tarouca), Barreiro de Besteiros e Tourigo (Tondela), São Miguel do Outeiro e Sabugosa (Tondela) e Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas (Tondela). 

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar