No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
No dia em que regressa a Feira de São Mateus, o presidente da Câmara de Viseu anunciou que o certame vai voltar ao calendário antigo no próximo ano. Em 2023, a Feira Franca começa a 14 de agosto e termina a 21 de setembro.
“A Feira vai voltar à situação anterior em que tinha início e fim definidos, começando na véspera do 15 de agosto, feriado nacional, e terminando no feriado municipal. Foi sempre isso o que conseguimos encontrar no passado porque a Feira começava muito mais tarde”, disse Fernando Ruas em declarações aos jornalistas esta quinta-feira.
O autarca garantiu que esta será uma forma de garantir que a Feira “não tivesse um caráter móvel”.
Já sobre a edição deste ano, que começa hoje, Fernando Ruas disse esperar que o certame tenha a “maior enchente de sempre” e que há muita gente à espera do evento que será inaugurado esta noite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
“A Feira de São Mateus é sempre uma caixa de surpresas agradáveis e espero que, este ano, tenha a maior enchente de sempre. Há muita gente a aguardar pela Feira, mesmo muita gente, e a inauguração tem a chancela do Presidente da República. Portanto, eu acho que vai estar muita gente e também nos agrada a forma como está a Feira”, disse esperando também que o certame faça jus ao repto de “rainha das feiras” e dê lugar ao reencontro de amigos e famílias nos 49 dias do evento.
O líder do Chega, André Ventura, também vai andar pelo evento, mas não recebeu qualquer convite, garantiu Ruas. “Não consta nenhum convite oficial, mas estamos naturalmente a contá-lo como cidadão livre. Os convites são institucionais, não há aqui nenhum convite a nenhum líder partidário. E sempre encontrámos líderes de partidos na Feira, o que era normalíssimo, mas convém não misturar estas duas coisas na inauguração”, disse.
A Feira de São Mateus atinge este ano a edição número 630. O Coro Mozart vai dar início ao programa das atuações, às 22h00.
O cartaz inclui nomes como José Cid (dia 5), Melim (dia 6), Os Azeitonas (dia 8), Fernando Daniel (dia 9), Kevinho (dia 12), Ana Moura (dia 13), Álvaro de Luna (dia 14), Bárbara Bandeira (dia 16), Blaya e Moullinex (dia 19), Pólo Norte (dia 20), Toy (dia 23), Diogo Piçarra (dia 26), Grupo Revelação (dia 27), Os Quatro e Meia (dia 30), Mishlawi (2 de setembro), D.A.M.A. (3 de setembro), Luccas Neto (9 de setembro), Delfins (10 de setembro), Luís Represas (16 de setembro), Fingertips (17 de setembro), Mão Morta e Jafumega (20 de setembro) e Tilhon (21 de setembro).