hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Em dois anos, 500 doentes do Hospital de Viseu ficaram internados em casa

Em dois anos, 500 doentes do Hospital de Viseu ficaram internados em casa

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
15.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
15.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Em dois anos, 500 doentes do Hospital de Viseu ficaram internados em casa

A unidade de hospitalização domiciliária do Centro Hospitalar Tondela-Viseu já internou 500 doentes em casa. O balanço foi feito quarta-feira (14 de abril), numa altura em que o serviço comemora os dois anos de atividade.

O serviço é atualmente assegurado por dois médicos e seis enfermeiros. Segundo o coordenador desta unidade, José Roberto Silva, o balanço não podia ser mais positivo “sobretudo tendo em conta aquilo o que os doentes e os seus cuidadores nos têm transmitido”.

O responsável afirmou que os doentes têm sido bastante recetivos com a hospitalização domiciliária. “Temos uma taxa de aceitação muito positiva. Em termos globais, estamos a falar de taxas de satisfação global de 98 por cento, o que é muito pouco frequente nos hospitais hoje em dia”, disse.

Ainda segundo o coordenador, a média das idades dos doentes que recorrem a este serviço “anda à volta dos 65, 66 anos”. “Nós já temos 500 doentes internados e avaliámos 560. Houve 60 doentes que avaliámos no Hospital e que decidimos que não tinham critérios suficientes”, acrescentou.

Os carros afetos à unidade já percorreram mais de 115 mil quilómetros e já atenderam doentes em locais desde Santa Comba Dão a Sernancelhe. O atendimento aos utentes não pode estar a mais de 40 minutos de distância do Hospital, de modo a garantir uma resposta mais eficaz, lembra o coordenador.

O serviço de hospitalização domiciliária abriu com uma capacidade para “internar” seis doentes. Desde então, o número duplicou para 15. José Roberto Silva espera que, nos próximos dois anos, sejam 30 os doentes internados na própria casa.

“A nossa ambição é continuar a crescer de uma forma sustentada e segura e fazer da hospitalização domiciliária muito mais do que aquilo que é, com mais doentes, mais capacidade instalada e a possibilidade de, daqui a dois anos, passarmos a ter 30 camas, que é uma meta que se calhar já não vai estar tão longe da realidade”, assegurou.

José Roberto Silva quer ainda que o internamento em casa deixe de ser voluntário e passe a ser a primeira opção. A unidade de hospitalização domiciliária só atende adultos. O Centro Hospitalar descarta, para já, a criação de uma unidade pediátrica e também rejeitou a criação de um serviço de internamento em casa de doentes com Covid-19.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar