Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Entrudo de Quintela de Azurara acontece entre os dias 15 e 17 de fevereiro. A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia, com o apoio do Município de Mangualde, e decorre naquela aldeia do concelho.
De acordo com o comunicado enviado à redação, é “uma das celebrações carnavalescas mais tradicionais e autênticas do Interior de Portugal e mantendo vivos rituais que atravessam gerações”.
Durante três dias, a aldeia, que integra a rede Aldeias de Portugal, recebe visitantes num programa que inclui quatro momentos de destaque: a Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo.
Segundo a mesma nota, o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, citado no comunicado, refere tratar-se de “uma iniciativa com raízes profundas no nosso concelho que representa um património imaterial que temos a obrigação de preservar, valorizar e transmitir às gerações futuras”.
Entre as iniciativas previstas está a Fogueira, momento em que habitantes e visitantes se reúnem. “É à volta da Fogueira, alimentada com cepos, que se juntam os habitantes e os visitantes para momentos de animação, dança e convívio noturno”.
As Papas de Milho integram igualmente o programa. “No mesmo registo de partilha e de tradição, as Papas de Milho continuam a ser uma das práticas mais antigas e acarinhadas”.
Segundo o comunicado, “Confecionadas em fogões a lenha (doces, com canela e leite, ou salgadas, com chouriço caseiro) são servidas gratuitamente à população local e a todos os que visitam Quintela de Azurara”.
A Sacada é outro dos rituais previstos. “Entre os rituais mais singulares está a Sacada, um jogo simbólico de emancipação dos mais novos, que desafiam os homens mais velhos, batendo com sacas de serrapilheira”. O texto acrescenta que este “é um momento de forte expressão popular que faz parte da memória e da identidade da localidade”.
O encerramento do programa acontece com o Enterro do Entrudo, “cortejo simbólico que representa o fim da folia e a despedida do Entrudo”.