policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Escola Secundária Viriato vence prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

Escola Secundária Viriato vence prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
28.10.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
28.10.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Escola Secundária Viriato vence prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

A Escola Secundária Viriato foi uma das 30 vencedoras da 1.ª edição do “Prémio Selo Gandhi de Educação para a Cidadania”, subordinado ao tema “Bem-estar animal”.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no passado dia 12 de outubro, às 11h00, no Centro Hindu, na Alameda Mahatma Gandhi, em Lisboa, e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e representantes da comunidade Hindu em Portugal.

A aluna, Marta Rodrigues, foi a escolhida para representar a Escola Secundária Viriato na entrega do prémio, acompanhada pela coordenadora da Educação para a Cidadania da escola.

Em comunicado, o estabelecimento de ensino explica que “participou com um projeto inclusivo intitulado ‘Viver em Harmonia no Ecossistema Viriato’, envolvendo várias turmas e um número significativo de alunos e professores, bem como outros membros da comunidade escolar”.

A votação foi feita online e, numa fase seguinte, os projetos foram submetidos a um júri constituído para o efeito. Foram “30 escolas de norte a sul do país e da região autónoma dos Açores, que desenvolveram projetos inspirados nos pensamentos e afirmações do líder indiano”, pode ler-se.

O objetivo do desafio era “honrar e dar a conhecer Mahatma Gandhi como um dos grandes líderes pacifistas do século XX” e “conhecer a visão humanista das suas ideias no combate à intolerância, à discriminação e ao autoritarismo”.

Na cerimónia, segunda a mesma nota, o ministro da Educação destacou que “este prémio vem reconhecer escolas que estimulam a participação ativa dos nossos jovens na construção crítica de sociedades mais justas, solidárias, igualitárias e inclusivas, sempre na defesa da democracia e na defesa dos direitos humanos”.

Já o primeiro-ministro, António Costa, referiu que “o objetivo deste prémio visa desenvolver os ideais de Gandhi e que a primeira edição, dedicada ao bem-estar animal, foi inspirada pela citação de Gandhi que afirma que ‘a grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus animais são tratados’”.

O prémio Gandhi foi anunciado em dezembro de 2019, numa visita oficial à Índia no âmbito das comemorações do 150.º aniversário de Mahatma Gandhi.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar