5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Escola Viriato ganha Prémio Gandhi pelo segundo ano

Escola Viriato ganha Prémio Gandhi pelo segundo ano

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Escola Viriato ganha Prémio Gandhi pelo segundo ano

A Escola Secundária de Viriato, em Viseu, ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania numa gala que decorreu recentemente em Lisboa. O galardão, referente ao último ano letivo, foi entregue ao projeto “Do Viriato ao Oceano!”.

A iniciativa envolveu várias turmas do terceiro ciclo e do secundário que participaram em diversas atividades. A Escola Viriato foi um dos 30 estabelecimentos de ensino finalistas do Prémio Gandhi, que foi dedicado este ano ao tema “Os Oceanos”. A escola já tinha recebido a distinção no ano passado.

O projeto “Da Viriato ao Oceano!” resultou de um trabalho conjunto de alunos e do pessoal docente e não docente da Viriato, que levou à implementação de metodologias ativas, promotoras de oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

“Tendo como contexto o Mar/Oceano, este projeto visa desenvolver estratégias de sensibilização para esta problemática e ajudar a tornar os alunos cidadãos mais ativos e interventivos, mobilizadores de mudanças efetivas na preservação dos oceanos e do ambiente em geral, já que temos consciência que tudo o que fazemos na nossa ‘vida’, na nossa casa, na nossa escola, na nossa comunidade, pode ter impacto nos oceanos”, explica a escola na sua candidatura.

Os objetivos foram “contribuir para um melhor conhecimento do mar, das suas potencialidades e problemas, sensibilizando para a sustentabilidade dos seus recursos”, “compreender a necessidade de preservar o meio ambiente, reutilizando materiais e contribuindo para a economia circular” e “alertar para as agressões contra a qualidade de vida no quotidiano, especificamente da água e do lixo que chega aos oceanos (plásticos e não só)”, entre outros.

Outro objetivo foi o de “promover a proteção do oceano, através de espaços web bilingues de intercâmbio” que envolveram escolas de França e de Portugal.

O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania consiste numa distinção que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar