No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Agrupamento de Escuteiros 140 de Lamego assinalou no último domingo (24 de março) os 95 anos de atividade.
O grupo tem organizado várias atividades comemorativas e as celebrações vão culminar a 6 e 7 de abril, quando decorre o acantonamento de aniversário que contará com a presença dos escuteiros e das famílias.
Segundo os dirigentes do Agrupamento 140, o acantonamento promete juntar “a verdadeira família” daquela instituição e reforçar “os laços para que a chama do Escutismo possa continuar acesa”. Também nessa iniciativa, serão feitas as distinções de agrupamento.
Os escuteiros de Lamego têm organizado várias atividades para assinalar os 95 anos nos últimos fins de semana. No domingo, escuteiros e pais deixaram os parabéns ao Agrupamento e disseram em vídeos que se sentiam orgulhosos de fazerem parte da história do grupo.
“É um marco histórico na vida de qualquer coletividade atingir 95 anos de serviço à comunidade, ininterruptamente, a educar crianças e jovens. Centenas, senão milhares foram os jovens que entraram e fizeram parte das nossas fileiras, que aqui cresceram e fizeram e fazem o seu caminho, sendo hoje exemplos de cidadãos plenamente integrados e comprometidos com as suas comunidades locais”, recordam os responsáveis.
Além da atividade escutista, o Agrupamento 140 também se destaca pela música através da Fanfarra do 140 Lamego, um grupo que continua ativo e que costuma abrir a Majestosa Procissão do Triunfo nas festas de Nossa Senhora dos Remédios.
O escutismo surgiu em Lamego a 24 de março de 1929, quando foi implementado o primeiro grupo de escuteiros do concelho.