Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Catedral de Viseu acolhe, esta sexta-feira, 19 de dezembro, às 21h00, a cerimónia regional de partilha da Luz da Paz de Belém, um momento que este ano decorre sob o tema “Luz da Paz de Belém, uma Luz que nos Orienta!”, anunciou a Diocese. A celebração vai reunir agrupamentos de escuteiros de toda a região, familiares e comunidade local.
A cerimónia será presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, que vai conduzir a celebração da Palavra e proceder à bênção da Luz, entregue aos agrupamentos de escuteiros da diocese. A chama chegou a Portugal no passado dia 14 de dezembro e será agora distribuída para que possa iluminar templos, lares e instituições da região durante esta época natalícia.
A Luz da Paz de Belém é uma iniciativa que teve origem em 1986, na Áustria, com o programa solidário “Luz na Escuridão”, destinado a apoiar crianças necessitadas. Desde então, todos os anos, uma criança austríaca recolhe a chama na Gruta da Natividade, em Belém, local onde Jesus nasceu, levando-a para Viena, onde é partilhada numa grande celebração ecuménica. A partir daí, espalha-se pelo mundo, simbolizando paz, esperança e fraternidade.