No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A companhia Cem Palcos volta, a partir desta sexta-feira, (16 de agosto) a apresentar “Vencedores Vencidos”, ao último espetáculo do projeto “Diálogos” que vai na quinta edição e percorre as freguesias mais remotas de Viseu.
A segunda parte da circulação vai decorrer nas freguesias de Ribafeita (Igreja Matriz às 19h00 de hoje), Calde (Largo de Santo António em Póvoa de Calde às 19h00 de sábado, dia 17) e Santos Evos (Rua 25 de Abril em Pinheiro às 18h30 de domingo, dia 18), depois da estreia em Côta e de sessões em Cavernães e em Barreiros e Cepões.
O espetáculo foi criado e é interpretado por Juan Fresina e Tiago Peres, que recolheram depoimentos na freguesia de Côta e se basearam nos momentos de convívio, diálogos e partilha de experiências e memórias da sua população.
“Quando olhamos para o outro, é-nos mostrada uma face quase espelhada da realidade subcutânea que pode existir dentro de nós, por baixo ou à nossa frente. Um espelho de cores diferentes, que mostra uma imagem distorcida um do outro que talvez seja apenas uma. E quando queremos ser melhores que esse reflexo? Acabamos apenas por arranjar desculpas esfarrapadas para o verbo irreverente e precioso de competir, quando no fundo, não passa de um jogo. Como crianças animalescas, que não parecem humanas, e ao mesmo tempo, são uma mera amostra da essência do humano que pode existir. E é quando brincamos que acabamos por tirar as máscaras distorcidas, que nós próprios refletimos”, refere a sinopse divulgada pela Cem Palcos.
Além da performance, também será organizada uma exposição que reúne material sobre as passadas quatro edições do projeto “Diálogos”. A entrada é gratuita.
A reserva dos ingressos pode ser feita no site da Cem Palcos. O “Diálogos” conta com o apoio do programa Eixo Cultura, da Câmara de Viseu.