No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O ex-presidente da Câmara de Mortágua, Júlio Norte, é candidato a presidente da delegação de Viseu da Ordem dos Engenheiros.
O antigo autarca independente eleito pelas listas do PSD, que abandonou a vida autárquica após as eleições de setembro do ano passado, vai concorrer ao ato eleitoral marcado para 12 de fevereiro.
Uma das suas prioridades enquanto cabeça da Lista RB passa por atrair jovens engenheiros para a Ordem e dar-lhes espaço no mercado de trabalho.
Júlio Norte conta na sua lista com Catarina Costa, vice-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, e com Manuela Trindade, quadro da empresa pública Infraestruturas de Portugal e antiga diretora das Estradas de Viseu.
Em declarações ao Jornal do Centro, o antigo autarca justifica a candidatura dizendo que é candidato “pela paixão pela engenharia”. “Sempre fui engenheiro, sempre privilegiei tudo o que tinha a ver com a engenharia e, depois, houve um repto do delegado regional, José Alberto Valle, e que aceitei”, disse.
Júlio Norte garantiu ter consigo “uma equipa muito competente” que, além de Manuela Antunes e Catarina Costa, também conta com “mais duas colegas que são suplentes, uma ligada ao mundo empresarial e outra à Câmara de Lamego (Patrícia Ramos e Maria de Lurdes Veiga)”.
“Temos uma equipa abrangente para o objetivo que nós queremos atingir de trazer jovens engenheiros para a Ordem e ajudá-los de maneira a dá-los os primeiros passos na engenharia”, acrescentou.
Júlio Norte adiantou que uma das propostas da sua candidatura passa por dialogar “com as universidades e os jovens engenheiros” para que estes possam entrar em contacto com o mercado do trabalho.
“A grande dificuldade que os jovens engenheiros encontram hoje é o primeiro contacto com o mundo do trabalho e temos também de ajudá-los na formação porque a universidade é fundamentalmente teórica e eles precisam de ser bem-integrados no mundo do trabalho porque é totalmente diferente”, sustentou.
O ex-autarca de Mortágua propõe ainda criar relações com as autarquias da região para ajudá-las na tomada de decisões relativas a infraestruturas, mais concretamente na parte técnica.
“Não queremos ter qualquer ingerência na parte política. Queremos ser, no fundo, consultores que os municípios teriam para quando tivessem grandes decisões e se quisessem partilhá-las com a Ordem de modo a darmos o nosso contributo”, concluiu Júlio Norte, que foi presidente da Câmara de Mortágua de 2013 a 2021. Foi sucedido por Ricardo Pardal, o atual autarca.