5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Exploração mineira em Armamar pode criar 100 novos postos de trabalho

Exploração mineira em Armamar pode criar 100 novos postos de trabalho

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
04.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
04.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Exploração mineira em Armamar pode criar 100 novos postos de trabalho

A Direção-Geral de Energia e Geologia assinou recentemente um contrato de exploração com a empresa Iberian Resources Portugal que prevê a extração de tungsténio no concelho de Armamar.

O projeto irá criar cerca de 100 empregos numa primeira fase, dos quais cerca de 80 serão diretos.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Armamar, João Paulo Fonseca, mostra-se satisfeito com a assinatura do contrato e fala mesmo de “um investimento importante para o concelho”.

“O Município acompanhou de perto todo este processo e também foi parceira com a entidade a quem foram atribuídas as concessões de prospeção e exploração experimental. Agora, esperamos que o contrato assinado com o Governo seja para a exploração definitiva”, afirma.

O autarca diz que, para além dos empregos diretos, o investimento vai atrair técnicos ligados ao minério.

“Segundo os estudos efetuados pela empresa concessionária, vão ser criados numa primeira fase cerca de 80 empregos diretos. Mas a exploração mineira trará também para o território muitos técnicos. Podemos estar a falar de cerca de 100 pessoas que vão beneficiar com esta exploração”, explica.

O presidente da Câmara garante que a nova exploração mineira vai ser feita numa zona sem impacto visual e ambiental situada na União de Freguesias de Vila Seca e Santo Adrião.

O autarca acrescenta que, associado a este projeto, está prevista “a reconversão de uma pedreira que está situada em pleno Douro Vinhateiro classificado”. “É um projeto que, além da exploração mineira em si, irá acabar também por ajudar a minimizar os impactos dessa pedreira”, diz.

João Paulo Fonseca lembra que este processo de exploração mineira em Armamar já remonta há nove anos. “Houve uma primeira fase de prospeção que se iniciou em 2012 e houve depois uma fase seguinte de exploração experimental que, entretanto, foi interrompida por força da pandemia”, recorda defendendo que o minério que será extraído da exploração será um recurso essencial.

O presidente da Câmara de Armamar acrescenta que, além dos empregos, o concelho também irá ser beneficiado economicamente com a nova exploração sendo que está prevista uma compensação através de “uma percentagem do minério que for retirado da exploração”.

Ao todo, foram assinados recentemente 14 compromissos entre o Estado e empresas privadas para o desenvolvimento de vários projetos mineiros em todo o país.

Segundo revela a edição desta quinta-feira (4 de novembro) do Público, a assinatura dos contratos dá o direito às empresas concessionárias de avançarem com os trabalhos finais para a exploração daqueles minérios assim que tenham os estudos de impacte ambiental concluídos e os planos de lavra aprovados, entre outros documentos. As empresas terão dois anos para obterem as autorizações.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar