No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Uma família que se terá ausentado no período de festas, deixou ao abandono cinco cães numa habitação em Sátão. O resgate dos animais aconteceu na sequência de uma denúncia que levou o Posto Territorial de Sátão a intervir, como confirmou ao Jornal do Centro o relações públicas da GNR de Viseu, Tenente Coronel Adriano Resende.
“A Guarda tomou conhecimento por denuncia da existência destes animais, que estariam abandonados à sua sorte. Confirmamos que assim era, que uma família se teria ausentado no período de festas e tê-los-ia deixado a sós na residência”, disse.
Quando se deslocaram ao local, para dar cumprimento a um mandado de busca domiciliária, as autoridades confirmaram que os animais se encontravam ao abandono “sem condições de alimentação e higiene”, apesar de não terem ferimentos visíveis.
“Depois de verificarmos que não tinham grandes condições de alimentação e higiene, os factos foram participados ao Ministério Publico que determinou a sua recolha e entrega no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal do Sátão”, explicou o Tenente Coronel Adriano Resende.
Neste momento, está a decorrer um processo crime por abandono de animais no Tribunal Judicial do Sátão.
O resgate dos animais contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Mangualde e com o apoio do veterinário municipal.
Segundo a GNR, a Guarda, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), “tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais”. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.