5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Federação do PS entra na polémica dos festivais em Viseu e Vila Nova de Paiva

Federação do PS entra na polémica dos festivais em Viseu e Vila Nova de Paiva

Sobreposição de datas do Mateus Fest e Barrelas Fest abre "guerra" entre organizadores

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.01.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Federação do PS entra na polémica dos festivais em Viseu e Vila Nova de Paiva

A Federação Distrital do PS entrou na polémica das datas de dois festivais que se realizam em Viseu a 29 de agosto. Um é promovido pela Viseu Marca – o Mateus Fest – e o outro pelo município de Vila Nova de Paiva – Barrelas Fest. Os socialistas acusam a direção da Viseu Marca, liderada por Pedro Alves, de não defender a coesão territorial da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões.

A Viseu Marca é composta socialmente em 48% pelo Município de Viseu, 48% para AIRV- Associação Empresarial da Região de Viseu e 4% pela Associação Comercial do Distrito de Viseu.

“Tem ficado muito bem ao presidente Fernando Ruas defender a coesão territorial da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, bem como o princípio da solidariedade entre concelhos, para os tornar mais fortes a nível social e económico. Fica, no entanto, muito mal, quer ao presidente da CIM, quer ao deputado eleito pelo círculo eleitoral de Viseu, Pedro Alves, ignorarem os valores que apregoam nos seus discursos públicos, desferindo um ataque moralmente reprovável ao município de Vila Nova de Paiva, que, como boa parte dos municípios do Distrito de Viseu e de todo o interior de Portugal, lutam pelo desenvolvimento com muito menos recursos que o litoral”, sublinha, em comunicado, a Federação.

Ao Jornal do Centro, o presidente da Viseu Marca disse que não está a disputar espaço com a autarquia de Vila Nova de Paiva e que ter marcado a segunda edição do Mateus Fest para 29 de agosto deve-se apenas à disponibilidade da agenda dos artistas.

Já sobre o comunicado, Pedro Alves, desvalorizou.

“O PS Viseu, com o devido respeito, deveria preocupar-se mais com a situação económica e social em que o Partido Socialista deixou o país e, em particular, com as promessas por honrar junto dos cidadãos do distrito, do que propriamente com a sobreposição de eventos musicais no vasto território da CIM Dão Lafões, com os municípios que escolhem agosto para fazer as suas festividades”, disse.

O Mateus Fest é um festival que integra a programação da Feira de S. Mateus e a data foi anunciada na terça-feira pela Viseu Marca, coincidindo com o primeiro dia do Barrelas Fest que se realiza em Vila Nova de Paiva nos dias 29 e 30 de agosto. Dois eventos separados por cerca de 30 quilómetros e que apostam em nomes internacionais e nacionais.

“A marcação é feita de acordo com a disponibilidade dos artistas e mais nada. Depende das digressões”, sustentou Pedro Alves, da Viseu Marca. No ano passado o Mateus Fest realizou-se no primeiro sábado de agosto.

Já o presidente de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, mostrou-se insatisfeito com esta sobreposição e diz que não acredita em coincidências. Para o autarca, que já tinha anunciado a data há cerca de duas semanas, esta decisão é uma forma de monopolizar a oferta cultural da região e de ignorar as necessidades dos concelhos vizinhos.

Por parte do Município de Viseu, a vereadora da Cultura, Leonor Barata, disse aos jornalistas que, “em relação à coincidência de datas” dos dois festivais, “e de tudo o que acontece dentro da Feira de São Mateus, é da responsabilidade da Viseu Marca”.

“E as datas também. E a escolha dos artistas também. E a distribuição do programa pelos vários fins de semana e pelos vários dias também”, reagiu a vereadora.

Leonor Barata realçou ainda que a relação do Município de Viseu com a Viseu Marca “é pública, mas não interfere, de modo nenhum, nem com a questão da programação, nem da organização temporal dos eventos dentro da Feira de São Mateus”.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar