A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
O Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV) apresenta a partir desta quinta-feira (7 de agosto) e na Feira de São Mateus a “maior exposição” sobre Luís de Camões em banda desenhada “jamais realizada em Portugal e no estrangeiro”. A mostra surge numa altura em que se comemoram os 500 anos do nascimento do autor dos Lusíadas.
A exposição, que será solenemente inaugurada às 15h00 de domingo (dia 10), inclui 22 painéis ilustrativos de mais de três dezenas de obras e autores que desenharam e ilustraram Camões e os Lusíadas, incluindo álbuns, coleções de cromos, capas, evocações, comemorações e revistas.
“É sem dúvida a maior e mais arrojada exposição de banda desenhada que a Feira de São Mateus vai presenciar… e sobre o nosso maior poeta príncipe dos poetas”, promete a associação cultural conhecida pelas suas atividades de promoção da BD. A exposição foi criada aproveitando o trabalho desenvolvido no Blog BDBD por Luiz Beira e Carlos Rico, e também com o envolvimento de Carlos Moreno e Carlos Almeida.
A exposição, que já foi apresentada em maio em Moura, irá ficar patente no Pavilhão Multiusos e durante a Feira de São Mateus, que termina a 21 de setembro. Após esse período, irá estar em escolas, associações e autarquias.
Também na inauguração, vão ser apresentadas duas publicações alusivas: o número 9 do Fanzine Viriatvs do GICAV e uma revista alusiva à obra de Camões no trabalho criativo do artista falecido Carlos Alberto Santos, com pesquisa de João Manuel Mimoso.