No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Câmara de Viseu diz que a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) não depende da autarquia, mas sim de entidades externas envolvidas no processo. A declaração surge como resposta às críticas do vereador do PS, que acusou o executivo de nada adiantar sobre o processo, anunciado há já três anos.
“O que posso dizer é que depende das entidades externas que temos de consultar. Da parte da Câmara não há mais nada a fazer. A Câmara decidiu fazer a revisão e os serviços respetivos acionam os mecanismos com os organismos da administração central para iniciar a revisão”, começou por esclarecer Fernando Ruas.
O autarca garante que está “em marcha, mas sem prazos porque não os podemos impor”. “Tomara eu impor prazos à administração central”, sustentou.
O PS, pela voz de João Azevedo, tem insistido que o atraso compromete o desenvolvimento estratégico do concelho, acusando o presidente de falta de ação e de clareza.
“O PDM está a prejudicar a atividade económica do concelho, a vida das pessoas, daqueles que querem fazer a sua vida em Viseu e que não têm respostas. Anunciou a revisão há três anos e não aconteceu nada”, disse João Azevedo.
O vereador socialista apontou este processo como exemplo de “uma má gestão” da autarquia, dando outros de um executivo que considera estar “sem energia”.
“Há quatro anos apresentaram o Parque da Aguieira dotado de infraestruturas desportivas e de lazer e não saiu do papel, o edifício da antiga cadeia andámos durante meses e meses a fazer perguntas mas ainda não conseguiu resolver o problema da posse para o património municipal, não se conhece o financiamento do centro de artes e espetáculos. Tudo isto leva-me a dizer que a Câmara está sem liderança e é uma câmara que não concretiza”.
Fernando Ruas (PSD) e João Azevedo (PS) são candidatos às próximas eleições autárquicas.