IP3
bombeiros voluntários de viseu cidade
Futebol União de Leiria vs Tondela
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Fernando Ruas faz-se ouvir em Salamanca para o regresso do comboio a Viseu

Fernando Ruas faz-se ouvir em Salamanca para o regresso do comboio a Viseu

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
09.01.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
09.01.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Fernando Ruas faz-se ouvir em Salamanca para o regresso do comboio a Viseu

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, esteve na manhã desta terça-feira (9 de janeiro) em Salamanca, num encontro que teve como objetivo dar força à criação da ligação ferroviária Porto-Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca-Madrid.

Fernando Ruas juntou-se a outros autarcas portugueses, à Associação Empresarial de Portugal, ao embaixador de Portugal em Espanha e a vários representantes espanhóis.

“Aquilo que se decidiu foi que há uma necessidade urgente de começar esta via, atendendo ao calendário que a União Europeia estabeleceu. Não percebemos porque não se dá prioridade a este eixo que é perfeitamente vital”, disse em declarações ao Jornal do Centro, no final da reunião.

Para Fernando Ruas, “esta foi uma iniciativa feliz da Câmara de Salamanca” e “as conclusões deste encontro vão ser enviadas aos governos para saberem que a nossa posição é de que esta linha tem que ser urgente”.

O autarca fez ainda questão de lembrar no encontro que Viseu “é a única cidade com mais de 40 mil habitantes que não tem transporte ferroviário” e de incluir o município que representa no documento final. “Nas conclusões não tinha alusão do troço de Viseu, referia Porto-Aveiro-Salamanca, mas fiz questão que ficasse Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca-Madrid”, disse.

O também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões explicou ainda que esta ligação já tem alguns avanços em Espanha e que, por isso, espera que também arranque em força em Portugal.

“Do lado espanhol têm o problema mais adiantado, estão a eletrificar a via férrea do lado deles. A eles interessa-lhes avançar, porque não tendo linha férrea do nosso lado em condições também não podem usar os portos que lhes fica mais perto, que é, precisamente, Aveiro e Leixões”, disse.

Fernando Ruas quer agora que o próximo encontro se realize em Viseu. “Adiantei-me e disse que ia promover o próximo encontro em Viseu. Mal que chegue à câmara é ver datas e fazer a convocatória com os mesmos intervenientes que estiveram presentes neste encontro”, explicou.

No final do encontro, o presidente da autarquia de Salamanca, Carlos Gª Carbayo, frisou que Portugal é “um sócio e um aliado fundamental de Salamanca”.

“O futuro e o progresso desta terra está intimamente ligado aos projetos conjuntos que temos em andamento e com os que se podem pôr em funcionamento num futuro próximo, se contarmos com ligações ferroviárias eficientes, modernas e adaptadas ao século XXI”, disse numa publicação partilhada nas redes sociais.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar