joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Ferrovia: Viseu recebe encontro para promover Corredor Atlântico esta quinta feira

Ferrovia: Viseu recebe encontro para promover Corredor Atlântico esta quinta feira

pub
 Ferrovia: Viseu recebe encontro para promover Corredor Atlântico esta quinta feira
06.02.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ferrovia: Viseu recebe encontro para promover Corredor Atlântico esta quinta feira
06.02.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ferrovia: Viseu recebe encontro para promover Corredor Atlântico esta quinta feira

A Quinta da Cruz, em Viseu, recebe esta quinta-feira uma “cimeira ibérica” que pretende dar força à criação da ligação ferroviária Porto-Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca-Madrid. Este é o Fernando Ruas faz-se ouvir em Salamanca para o regresso do comboio a Viseu, depois de se ter realizado no início do mês de janeiro, em Salamanca.

Este encontro, fechado ao público, decorre pelas 10h45. Entre os oradores estão o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, os presidentes das Câmaras Municipais da Guarda e de Almeida, Sérgio Costa e António Machado e dos Alcaldes de Ciudad Rodrigo e Salamanca, Marcos Iglesias Caridad e Carlos Garcia Carbayo.

Participam ainda na “cimeira” o vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, Paulo Vaz, o presidente do conselho de administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, Eduardo Feio, o vogal do Conselho de Administração da APDL SA, Joaquim Gonçalves, o Delegado del Corredor Atlántico y Redes Complementarias, Luis Fuentes Rodríguez, um representante da AIRV e o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Eduardo Anselmo Castro.

A reunião, que surgiu a convite do presidente da autarquia de Viseu, tem como objetivo “dar continuidade ao que se fez [em Salamanca] e dar eco disso na região”. “Queremos manter viva esta situação e que as entidades governamentais mantenham o que está lá [no plano ferroviário]”, explicou Fernando Ruas aquando da divulgação da data do encontro.

O autarca enumerou ainda as conclusões presentes na “Declaração Institucional para incentivar o Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico no Lanço Ibérico e a sua Ligação com Madrid”.

No documento é referido que a “conexão transfronteiriça, sem excluir outras possíveis, irá facilitar, em simultâneo, um transporte eficiente de passageiros em comboios de alta velocidade e um fluxo ágil de mercadorias, gerando novas oportunidades empresariais e maiores possibilidades de fixar população”.

Esta declaração desafia o governo, português e espanhol, a “impulsionar a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Aveiro – Viseu – Salamanca) e a sua ligação com Madrid, por forma a facilitar uma mobilidade eficiente de passageiros e mercadorias por transporte ferroviário entre Espanha e Portugal”; “Garantir a implementação de comboios de alta velocidade nesta conexão ferroviária que permita o desenvolvimento económico regional e gere oportunidades para novas iniciativas empresariais que favoreçam umas perspetivas de futuro renovadas para atrair e fixar população”; e “avançar neste projeto decisivo que beneficiará, não apenas as nossas empresas, mas também o desenvolvimento sustentável e a prosperidade dos nossos territórios”.

Já no plano ferroviário está descrito que “A construção de uma nova ligação ferroviária entre o litoral e o interior Centro, no eixo Aveiro – Viseu – Vilar Formoso, melhorará significativamente a mobilidade entre a Beira Interior e todo litoral do país”.

Além disso, refere, “esta ligação resolve uma das lacunas mais importantes do sistema de transportes nacional, a ausência de acessibilidade ferroviária à cidade de Viseu. Finalmente, esta é a ligação que irá permitir serviços de Alta Velocidade entre a regiões Norte e Centro de Portugal ou mesmo de Lisboa a diferentes regiões de Espanha”.

pub
 Ferrovia: Viseu recebe encontro para promover Corredor Atlântico esta quinta feira

Outras notícias

pub
 Ferrovia: Viseu recebe encontro para promover Corredor Atlântico esta quinta feira

Notícias relacionadas

Procurar