No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Festival de Jazz de Viseu regressa este ano entre os dias 21 e 25 de julho. A organização já revelou os primeiros nomes confirmados para esta nona edição: a dupla ¡Golpe!, a Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa e os Carapaus Afrobeat.
Os organizadores, a associação Gira Sol Azul, referem que estes nomes refletem “a diversidade característica do festival quer nas estéticas e linguagens musicais que integra quer nos espaços que ocupa”.
O festival vai volta a ser realizado em cinco dias seguidos, decorrendo em diversos locais da cidade viseense, “agora com uma maior experiência e conhecimento das dinâmicas que podem tornar possível a realização de mais uma edição face ao contexto atual de pandemia”, depois da edição do ano passado em que o festival foi realizado a 22 de julho, 12 e 26 de agosto, e 9 e 30 de setembro.
“Sempre com consciência das incertezas e fragilidades que a situação atual carrega, a 9ª. edição do Que Jazz É Este? faz-se de diferentes espaços e formas, de diferentes possibilidades de práticas culturais e artísticas”, pode ler-se no comunicado.
Assim, a 23 de julho, o jardim da Casa do Miradouro receberá os ¡Golpe!, um duo formado pelo trompetista Gonçalo Marques e pelo baterista João Lopes Pereira, que tem trabalhado com outros músicos como Masa Kamaguchi, um contrabaixista japonês que também vai atuar neste concerto.
Já a Orquestra de Jazz de Espinho e o baterista Mário Costa vão atuar a 25 de julho no Teatro Viriato. Mário Costa, que tem partilhado os palcos com alguns dos músicos mais importantes do panorama europeu, junta-se à Orquestra de Jazz de Matosinhos, que tem desenvolvido desde 2008 um percurso que mistura a componente didática com a produção de concertos temáticos e o seu próprio repertório.
A música africana vai vibrar no concerto de encerramento do Que Jazz É Este, também marcado para 25 de julho, com os Carapaus Afrobeat, compostos por nove músicos brasileiros e portugueses. O grupo fez recentemente o álbum ‘Dois’ e pretende viajar pela música da África, através do afrobeat.
A organização sublinha que o Que Jazz É Este, que conta com o apoio da Câmara de Viseu, tem sido um festival de “relevo e prestígio na região Centro”, com uma programação que também vai incluindo ações de formação e profissionalização na área da música e também “um espaço de encontro entre músicos portugueses e músicos internacionais originando momentos inéditos” e “iniciativas que vão ao encontro de públicos que se encontram de alguma forma impedidos de virem ao encontro do festival”.