Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…
A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…
por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
A Associação Sócio Cultural de S. João de Tarouca promove em abril o Festival dos Milhos que envolve caminhadas, visitas guiadas a antigos moinhos e degustações gastronómicas. A iniciativa acontece no dia 5 e serve para assinalar o Dia dos Moinhos que se celebra dois dias depois.
Do programa consta uma caminhada e visita guiada pelos antigos moinhos e lugares relacionados com a arte da moagem, para assim os caminhantes poderem interpretar a vida dum passado ainda não muito distante.
Durante a visita aos lugares e aos moinhos, são muitas as surpresas que se vão desenrolando no percurso, nomeadamente de gastronomia e outros conhecimentos, assinala a Associaçãoo.
O Festival dos milhos decorre no final da caminhada, na sede da Associação Sócio Cultural de S. João de Tarouca. No espaço exterior do antigo complexo escolar, em grande braseiro serão confecionados, nos potes de ferro, os milhos acompanhados com peixe e carne. Na sobremesa serão servidos os seculares milhos doces.
Esta iguaria só era degustada em dias festivos como vai ser o caso do dia 5 de abril. A animação musical não foi descuidada e terá a participação do acordeonista João Silva. “Esta caminhada aos moinhos, alguns ainda do tempo dos Monges Cistercienses, e aos lugares a ele associados, tem todos os ingredientes para se tornar uma tarde de sábado dinâmica ao encontro da história da natureza e do conhecimento”, explica a Associação.
O convite esta feito. “Para quem nunca visitou um moinho e o seu complexo sistema de funcionamento ou o viu moer, esta iniciativa é uma oportunidade para caminhar por antigos caminhos ladeados por vegetação deslumbrante à beira do rio Barosa”.