A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A nona edição do festival literário Elos arranca este sábado na biblioteca municipal António Lobo Antunes, em Nelas. Em destaque nesta edição está a escritora e poetisa Maria Natália Miranda, natural de Canas de Senhorim.
O festival inicia com a inauguração de uma exposição sobre a “Vida e obra de Maria Natália Miranda”, dando a conhecer “uma vida dedicada à criação e promoção literária da escritora e poetisa de Canas de Senhorim e do mundo”, que nasceu há 100 anos.
O programa do Elos termina, no dia 17, na Fundação Lapa do Lobo, com o espetáculo “Madrugada”, dedicado à escritora. Foi criado pela instituição de forma a homenagear a autora que doou um exemplar de cada uma das suas obras à biblioteca da fundação.
Segundo a Fundação Lapa do Lobo, Maria Natália Miranda (1925 – 2018) conta com “mais de 60 obras em vários campos: poesia, infantojuvenis e pedagógicos, que lhe valeram cerca de 400 prémios literários no país e estrangeiro”.
“É autora de poemas que ainda hoje se ouvem em marchas populares de Lisboa e no Carnaval de Canas de Senhorim. […] Nenhum texto fará jus à gratidão que sentimos pelo contributo educativo e herança cultural que Maria Natália Miranda nos deixa”, destacou a fundação.
Durante a semana, decorrem diversas atividades, como momentos musicais, o lançamento do livro “João das Canas” e ainda a entrega dos prémios do concurso literário “Prémio Fidelidade Maria Natália Miranda”.
Segundo o presidente do Município, Joaquim Amaral, Nelas vai também inaugurar no decorrer do festival a “primeira editora com sede no concelho, a Alma Letra”, que acolherá um encontro de autores concelhios intitulado “Sair da gaveta”.
A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes acolhe também, durante a semana, uma feira do livro, sessões do Clube de Leitura, sob o tema “Livros de cabeceira”, ateliês e sessões de contos.
O edifício multiusos de Nelas e uma unidade hoteleira são também locais de atividades do festival literário, desde momentos musicais a leituras às cegas, assim como a Biblioteca José Adelino, em Canas de Senhorim, que inaugura o Painel Maria Natália Miranda, onde consta um mapa da freguesia e “referências a diversos locais” presentes na obra da escritora.
A Câmara desafia ainda a comunidade a fazer o “percurso de bicicleta entre as vilas de Nelas e Canas de Senhorim, com momentos de leitura da obra de Maria Natália Miranda”, agendada para domingo.
O festival Elos conta, mais uma vez, com os “Leitores de Fraque” que “vão andar nas diversas freguesias do concelho a ‘cobrar’ as dívidas de leitura aos mais distraídos”.