Young man with tousled hair in a tan blazer looks confused while touching the back of his head.
Five professionals in suits and business attire pose for a group photo in a conference room, with a projection screen behind them.
Group of young actors posing on a multi-level rehearsal set with scaffolding, a red door, and hanging laundry in the background.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Festival literário de Nelas arranca este sábado com exposição sobre Maria Natália Miranda

Festival literário de Nelas arranca este sábado com exposição sobre Maria Natália Miranda

Mostra na biblioteca municipal de Nelas dá a conhecer “uma vida dedicada à criação e promoção literária da escritora e poetisa de Canas de Senhorim e do mundo”, que nasceu há 100 anos

 Escola Agrária de Viseu celebra 30 anos de olhos postos no futuro
10.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Escola Agrária de Viseu celebra 30 anos de olhos postos no futuro
10.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival literário de Nelas arranca este sábado com exposição sobre Maria Natália Miranda

A nona edição do festival literário Elos arranca este sábado na biblioteca municipal António Lobo Antunes, em Nelas. Em destaque nesta edição está a escritora e poetisa Maria Natália Miranda, natural de Canas de Senhorim.

O festival inicia com a inauguração de uma exposição sobre a “Vida e obra de Maria Natália Miranda”, dando a conhecer “uma vida dedicada à criação e promoção literária da escritora e poetisa de Canas de Senhorim e do mundo”, que nasceu há 100 anos.

O programa do Elos termina, no dia 17, na Fundação Lapa do Lobo, com o espetáculo “Madrugada”, dedicado à escritora. Foi criado pela instituição de forma a homenagear a autora que doou um exemplar de cada uma das suas obras à biblioteca da fundação.

Segundo a Fundação Lapa do Lobo, Maria Natália Miranda (1925 – 2018) conta com “mais de 60 obras em vários campos: poesia, infantojuvenis e pedagógicos, que lhe valeram cerca de 400 prémios literários no país e estrangeiro”.

“É autora de poemas que ainda hoje se ouvem em marchas populares de Lisboa e no Carnaval de Canas de Senhorim. […] Nenhum texto fará jus à gratidão que sentimos pelo contributo educativo e herança cultural que Maria Natália Miranda nos deixa”, destacou a fundação.

Durante a semana, decorrem diversas atividades, como momentos musicais, o lançamento do  livro “João das Canas” e ainda a entrega dos prémios do concurso literário “Prémio Fidelidade Maria Natália Miranda”.

Segundo o presidente do Município, Joaquim Amaral, Nelas vai também inaugurar no decorrer do festival a “primeira editora com sede no concelho, a Alma Letra”, que acolherá um encontro de autores concelhios intitulado “Sair da gaveta”.

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes acolhe também, durante a semana, uma feira do livro, sessões do Clube de Leitura, sob o tema “Livros de cabeceira”, ateliês e sessões de contos.

O edifício multiusos de Nelas e uma unidade hoteleira são também locais de atividades do festival literário, desde momentos musicais a leituras às cegas, assim como a Biblioteca José Adelino, em Canas de Senhorim, que inaugura o Painel Maria Natália Miranda, onde consta um mapa da freguesia e “referências a diversos locais” presentes na obra da escritora.

A Câmara desafia ainda a comunidade a fazer o “percurso de bicicleta entre as vilas de Nelas e Canas de Senhorim, com momentos de leitura da obra de Maria Natália Miranda”, agendada para domingo.

O festival Elos conta, mais uma vez, com os “Leitores de Fraque” que “vão andar nas diversas freguesias do concelho a ‘cobrar’ as dívidas de leitura aos mais distraídos”.

pub
 Escola Agrária de Viseu celebra 30 anos de olhos postos no futuro

Outras notícias

pub
  • Two hands hold a purple promotional card in front of a split red/yellow background showing a 15% discount offer for Clube Auchan (June 25–28) on purchases over €30.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Escola Agrária de Viseu celebra 30 anos de olhos postos no futuro

Notícias relacionadas

Procurar