Museu Terras de Besteiros 3
rui massena artista facebook
lapis solidarios
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Cultura » Festival Que Jazz é Este? arranca no Centro Histórico de Viseu e segue em itinerância por três freguesias

Festival Que Jazz é Este? arranca no Centro Histórico de Viseu e segue em itinerância por três freguesias

 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
25.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
25.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival Que Jazz é Este? arranca no Centro Histórico de Viseu e segue em itinerância por três freguesias

O festival Que Jazz É Este? regressa este outono para a reta final da sua 13.ª edição, levando música e pensamento crítico a vários pontos do concelho de Viseu. Depois de um verão marcado por encontros musicais, o festival apresenta agora o Ciclo de Outono – Conversas e Concertos, que decorre de 27 de setembro a 22 de novembro, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Com foco na nova geração do jazz português, o festival lançou pela primeira vez uma chamada aberta destinada a jovens artistas e bandas emergentes entre os 16 e os 30 anos. Os projetos Maria Carvalho Trio, Barananu e ONOMA foram selecionados e juntam-se ao cartaz do ciclo, assumindo o espírito de risco, experimentação e diálogo entre géneros musicais.

O ciclo arranca a 27 de setembro, no centro histórico de Viseu, com o Coro Azul (16h00, Museu Keil Amaral) a interpretar canções de autores portugueses como José Afonso, José Mário Branco, Rui Veloso e Sérgio Godinho, em arranjos corais acompanhados ao piano. Segue-se Joana Raquel (16h30, Museu Nacional Grão Vasco) com o projeto Queda Áscua, que cruza sonoridades da música de câmara com a espontaneidade da canção.

A 25 de outubro, em Várzea de Calde, a programação inclui concerto do Coro Azul na capela da aldeia, conversa sobre o livro É Jazz Quando Me Chegam Lágrimas aos Olhos – José Duarte (1938-2023) com Hélder Bruno Martins e Catarina Machado, um programa de rádio ao vivo em tributo a José Duarte e o concerto do Maria Carvalho Trio (18h00), que explora pontes entre jazz contemporâneo, rock e música eletrónica.

Em Ribafeita, no dia 8 de novembro, o ciclo abre com o Coro Azul na igreja matriz, seguido da apresentação de Nuno Costa e Luís Lapa sobre A Guitarra Jazz em Portugal (1940–1990), um momento de improvisação a solo de Luís Lapa e o concerto do coletivo Barananu, que mistura jazz, disco e rock progressivo.

O encerramento acontece em Silgueiros de Bodiosa, a 22 de novembro, com concerto do Coro Azul, uma conversa de Joaquim Rodrigues com Luís Figueiredo sobre Jazz, Identidade Musical e o Piano Jazz em Portugal, acompanhada de um showcase do pianista. O ciclo termina com o concerto de ONOMA, grupo que representa a frescura e a experimentação da nova geração do jazz nacional.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar