No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Tradidanças – Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza regressa em 2026 a Carvalhais, São Pedro do Sul, para a sua oitava edição, que decorrerá entre 29 de julho e 2 de agosto, anunciou a organização. A programação será revelada nos próximos meses, mas a organização confirma desde já a abertura da bilheteira e a manutenção do campismo gratuito, mediante aquisição de bilhete de acesso ao evento.
Promovido pela Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada (ATASA) em parceria com o Município de São Pedro do Sul, o Tradidanças volta a afirmar-se como um festival que cruza música, dança, natureza e comunidade, destacando a música de raiz portuguesa e internacional num ambiente florestal que acolhe concertos, oficinas, iniciativas ambientais e atividades para todas as idades. O festival reúne músicos e dançarinos, profissionais e amadores, num encontro que privilegia a partilha, o território e a participação ativa.
Com forte ligação ao património cultural e natural da região, o Tradidanças valoriza práticas comunitárias, tradições orais, canto de vozes femininas, paisagens envolventes e as piscinas naturais de São Pedro do Sul. A relação próxima com a comunidade de Carvalhais, a programação dedicada ao público infantil e a aposta consistente na sustentabilidade são marcas distintivas do festival.
A bilheteira já está disponível, com entrada gratuita para crianças até aos 12 anos e condições especiais para jovens entre os 13 e os 16 anos e para maiores de 65. Residentes no município de São Pedro do Sul e sócios da ATASA integram a categoria de público local, com acesso a bilhetes específicos. O público parceiro abrange residentes nos concelhos de Lafões, nas Montanhas Mágicas e nas entidades parceiras, incluindo Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Vale de Cambra, Viseu e Vouzela.
Os bilhetes das categorias especial, local e parceiro exigem comprovativo de residência e identificação, podendo ser adquiridos presencialmente na Bilheteira do Festival, nos postos de turismo de São Pedro do Sul e das Termas, na Biblioteca Municipal e na Papelaria São Tiago em Carvalhais. Online, estão disponíveis no site oficial do Tradidanças e na plataforma See Tickets.
A organização promete uma edição que reforça o festival como espaço de encontro, criação e transmissão cultural, convidando o público a uma nova celebração da dança, da música e do território.