Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A morte de José Junqueiro, figura marcante da política local e nacional e histórico dirigente do Partido Socialista, está a suscitar uma onda de pesar nas redes sociais, onde diversas personalidades têm partilhado mensagens de homenagem.
A Assembleia de Freguesia do PS de Viseu já se manifestou publicamente, e sublinha o caráter e o percurso de José Junqueiro: “Há notícias que não gostaríamos de dar. Partiu hoje do mundo dos vivos José Junqueiro. Um amigo de sempre, um defensor intransigente do serviço público, um lutador, um democrata, um companheiro de inúmeras lutas, um marido, um pai, um viseense e um Homem Bom”.
A estrutura socialista termina a nota com uma mensagem de pesar: “À família enlutada endereçamos as nossas sentidas condolências”.
Também o candidato do PS à Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo, lamenta a perda de um “camarada” e “amigo”, e destaca o papel de José Junqueiro como referência política na região: “Perdemos José Junqueiro, um homem de força, um verdadeiro pilar do PS em Viseu, um camarada, amigo e alguém que sempre lutou com coragem e paixão pelas causas em que acreditava”.
João Azevedo acrescenta ainda “que a memória do José nos inspire sempre”.
Também o ex-presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Fernando Sebastião, reagiu com consternação: “Não é possível! Sentidas condolências à esposa e aos filhos. O José Junqueiro era um amigo por quem tinha uma grande consideração”.
Entre as muitas reações, destaca-se também a do ex-governante e militante socialista António Galamba, que partilha uma sentida homenagem: “QUE RAIO DE TRAVESSIA, JOSÉ… Que notícia. O José Junqueiro partilhou comigo o gabinete na Assembleia da República, quando integrámos como Vice-Presidentes a direção da bancada parlamentar liderada pelo Alberto Martins”.
António Galamba recorda que “foram tempos de camaradagem política, de compromisso e de construção de soluções no quadro da Assembleia da República, num tempo diferente, onde se divergia sem insulto, se posicionava sem tentar desconsiderar os restantes e se dialogava em procura de convergências no interesse geral”.
O militante socialista recorda ainda o papel ativo de José Junqueiro na defesa da sua terra: “Viseu estava sempre presente nas suas preocupações, na sua ação e no seu modo de estar. Construiu um caminho de afirmação pessoal e política centrada em Viseu, onde foi candidato à Câmara Municipal, eleito deputado à Assembleia da República e parte em diversos combates partidários e políticos, em defesa de Viseu, do distrito, da região e do Interior, como oportunidade por valorizar”.
Num testemunho carregado de emoção, António Galamba lamenta a travessia política e pessoal do amigo: “Acompanhei à distância a sua travessia de anos sem sintonia entre o reconhecimento e a relevância, pelo partido. O José Junqueiro era uma referência do PS em Viseu e assim continuará a ser. Era uma figura incontornável da política em Viseu e já o tinha sido no país, noutros tempos. Que estranho desperdício de conhecimento, de experiência e de saber fazer, quando tantos assentam à cabeça do exercício de funções públicas em generais, sem o ser”.
“Vi-o à distância pelo eco das redes sociais, a gozar o que parecia ser um tempo bom, nos passeios de moto, com a família, pelas suas terras e por outras terras que fez suas pelo seu percurso político, pelo que fez por Viseu e pelo país. Depois da travessia do deserto, que raio de travessia havias de fazer. Viseu fica mais pobre, ficamos todos. Um abraço solidário à sua Mulher e aos Filhos”, conclui o ex-governante.
Também a coligação PSD/CDS Viseu (AD) se pronunciou nas redes sociais: “Com profundo pesar, o PSD Distrital de Viseu lamenta o falecimento de José Junqueiro, figura marcante da política Nacional e em particular do Distrito de Viseu”.
Os sociais democratas referem que o percurso de José Junqueiro “ficará na memória de todos os que reconhecem o valor do exercício do serviço público com dedicação e frontalidade”. O PSD distrital de Viseu endereça ainda “ao Partido Socialista e em particular à família enlutada, as nossas sentidas condolências”.
As manifestações de pesar multiplicam-se para sublinhar o impacto humano e político de José Junqueiro, lembrado por muitos como uma voz firme em defesa das causas públicas e da região de Viseu.