No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Cineclube de Viseu anunciou o regresso das suas sessões semanais de cinema, a partir de 18 de setembro, reservadas às quintas-feiras no IPDJ de Viseu, às 21h00. A programação inclui estreias, clássicos e sessões especiais, e começa com o filme Chungking Express (1994), de Wong Kar Wai.
Segundo nota de imprensa, a sessão de abertura transporta os espectadores a Hong Kong: “Sob os neons da paisagem urbana de Hong Kong, os polícias 223 e 663 trabalham no turno da noite. São jovens e ingénuos e ambos foram abandonados pelas namoradas. O bar ‘Midnight Express’ está aberto toda a noite e o seu gerente ouve pacientemente os desabafos de um dos polícias ao mesmo tempo que dá conselhos gastronómicos, pelo telefone, ao outro. ‘As pessoas passam, os lugares ficam’ — Wong Kar Wai.”
Na semana seguinte, a 25 de setembro, será exibido Juventude: Primavera (2023), de Wang Bing, localizado na cidade de Zhili, próxima de Beijing. O filme mostra a vida de jovens trabalhadores vindos de várias regiões rurais e foi nomeado à Palma de Ouro em Cannes 2023.
Dia 2 de outubro, será apresentado Cão Preto (2024), de Guan Hu, vencedor do prémio de Melhor Filme na secção Un Certain Regard em Cannes 2024. O filme retrata a história de Lang, que regressa à sua cidade natal após dez anos de prisão e cria um vínculo inesperado com um cão preto.
O ciclo prossegue a 9 de outubro com Marés Vivas (2024), de Jia Zhang-ke, também nomeado à Palma de Ouro em Cannes 2024. “Ao seguir o destino romântico da sua heroína ao longo da vida, Jia Zhang-ke oferece-nos um épico cinematográfico único que abraça todos os seus filmes e mais de 20 anos de história de um país em mutação”, destaca o comunicado.
As sessões integram ainda o ciclo Filmes Pedidos, criado a partir das sugestões dos sócios do Cineclube, com o objetivo de celebrar o 70.º aniversário da primeira sessão, ocorrida a 16 de dezembro de 1955 no Cine-Rossio.
De acordo com a organização, “partimos em busca do máximo de filmes pedidos, numa tarefa com alguns espinhos. Mas é possível, a partir de Setembro, apresentar um ciclo de 10 filmes, fruto de escolhas dos associados, incluindo aquele que foi o mais votado – Pierrot le Fou, de Jean-Luc Godard.”
O Cineclube de Viseu convida todos os interessados a participar nas sessões, que decorrem às quintas-feiras às 21h00 no IPDJ da cidade.