academico scp b
friojpg
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Tondela » FINTA: Teatro, circo e encontros improváveis marcam o fim de semana

FINTA: Teatro, circo e encontros improváveis marcam o fim de semana

Festival celebra 30 anos com espetáculos únicos, oficinas criativas e momentos de proximidade entre público e artistas

Carolina Vicente
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
15.11.24
fotografia: Formiga Atómica
partilhar
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
15.11.24
Fotografia: Formiga Atómica
pub
 FINTA: Teatro, circo e encontros improváveis marcam o fim de semana

Tondela está em festa com a 30ª edição do Festival Internacional de Teatro da ACERT (FINTA), e este fim de semana com uma programação rica e variada, com momentos de grande intensidade artística e de proximidade entre artistas e público. A celebrar três décadas de história, o festival traz 15 espetáculos, estreias, produções inéditas em Portugal e atividades complementares que reforçam o espírito de comunidade.

Esta sexta-feira a tarde começa às 18h30 no Auditório 2, com a exibição do documentário “Improváveis de Costas Voltadas”, uma coprodução da Formiga Atómica e Novo Ciclo ACERT. A obra, para maiores de 12 anos, explora conversas improváveis entre pessoas com visões de mundo contrastantes.

À noite, às 21h30, no Auditório Carla Torres, sobe ao palco “Terminal (O Estado do Mundo)”, da mesma companhia. Este espetáculo, para maiores de 14 anos, questiona a ideia de fim e reinício, e leva o público a refletir sobre as mudanças necessárias para um futuro sustentável. Dois atores e dois músicos conduzem esta narrativa que se desenrola num “terminal”, um espaço que simboliza tanto o desfecho como o ponto de partida.

O dia termina com o Café-Teatro “A_Massa”, apresentado pela companhia A Algures, às 23h00, num ambiente descontraído e intimista.

A manhã de sábado reserva uma oportunidade para os amantes da escrita, com a oficina criativa “O Não Dito por Escrito”, conduzida por Gabriel Gomes, das 10h00 às 13h00. Já à tarde, às 14h30, o circo vai até aos Centros de Dia do concelho, com “Clown, Magia e Malabarismo”.

À noite, o palco central será de “Across”, da companhia checa Squadra Sua, às 21h30. Este espetáculo surpreende com uma abordagem original e bem-humorada. Logo a seguir, às 23h00, o Café-Teatro recebe “Tot Sol…I Núvol”, da espanhola Cia Le Puant, que encerram o dia.

Uma das marcas do FINTA é a interação entre público e artistas. Após os espetáculos, o Bar ACERT transforma-se num ponto de encontro, onde as pessoas podem trocar impressões diretamente com os criadores, num ambiente informal que reforça o espírito comunitário.

Com transporte gratuito entre Viseu e Tondela e bilhetes acessíveis, o FINTA assegura que todos têm a oportunidade de vivenciar esta experiência cultural. “Dramático, é Perdê-lo”, avisa o lema do festival.

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Outras notícias

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Notícias relacionadas

Procurar