No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Quatro grupos folclóricos atuaram no 32.º Festival de Folclore da associação As Cabacinhas de Santiago, que se realizou no último sábado (12 de julho) em Viseu. A organização diz que esta foi a “melhor” edição “de sempre” da iniciativa.
Além do rancho anfitrião, também participaram o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses (Viana do Castelo), o Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Macedo (Ovar) e o Grupo de Folclore MonteVerde (Funchal, Madeira).
A presidente das Cabacinhas de Santiago, Olinda Rodrigues, lembrou da importância dos festivais para a promoção e divulgação da cultura popular e para aquilo o que os ranchos folclóricos representam para as suas regiões.
Já o presidente da Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, salientou a presença do Grupo de Folclore MonteVerde, no âmbito do protocolo de geminação entre as juntas de Viseu e do Imaculado Coração de Maria (Funchal), celebrado em 1999 e que prevê a troca de experiências e iniciativas culturais e desportivas.
O homólogo da Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, realçou a forma calorosa como foram recebidos em Viseu, dizendo “sentir-se em casa”. Pedro Araújo deixou uma mensagem no sentido de aprofundar o protocolo de geminação entre as duas Freguesias a outros domínios.
Após as atuações, o festival terminou com a demonstração do “Bailinho da Madeira”.