5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Freguesia de Repeses apoia candidatura da Dança da Morgadinha, mas pede o mesmo para Vildemoinhos

Freguesia de Repeses apoia candidatura da Dança da Morgadinha, mas pede o mesmo para Vildemoinhos

Câmara de Viseu garante disponibilidade, mas Junta lamenta falta de avanços apesar de reuniões realizadas desde 2022

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
28.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
28.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Freguesia de Repeses apoia candidatura da Dança da Morgadinha, mas pede o mesmo para Vildemoinhos

A Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador manifestou esta manhã o seu apoio à candidatura da Dança da Morgadinha – tradição inserida nas Cavalhadas de Teivas – ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, mas criticou a Câmara Municipal de Viseu pela ausência de apoio institucional ao processo semelhante que procura levar por diante com as Cavalhadas de Vildemoinhos.

A presidente da Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador, Márcia Lima, recorda que desde 2022 tem vindo a trabalhar na preparação de uma candidatura das Cavalhadas de Vildemoinhos. A responsável refere que, nesse âmbito, já reuniu por duas vezes com a vereadora da Cultura da Câmara de Viseu, Leonor Barata.

A mesma responsável questionou a autarquia relativamente ao facto de também afirmar a intenção de ver reconhecidas as Cavalhadas de Vildemoinhos como património cultural imaterial, mas sem que o processo tenha avançado de forma concreta. 

Apesar de concordar com a candidatura da Dança da Morgadinha, considera essencial que o município apoie igualmente as Cavalhadas de Vildemoinhos.

Em resposta, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, afirma: “Temos grande consideração pelas Cavalhadas de Vildemoinhos, aliás, como temos também pelas Cavalhadas de Teivas”. “O reconhecimento não é às Cavalhadas. É, neste caso, à Dança da Morgadinha e, portanto, a mesma coisa pode ser, possivelmente, efetuada a uma qualquer tradição dentro das Cavalhadas de Vildemoinhos”, acrescenta.

“Não estamos a especificar o evento em si, é uma das particularidades. Mas, seguramente, com tanta tradição que têm as cavalhadas presumo que arranjaremos dentro do evento uma situação que justificará esta classificação. A promessa, a ida dos moleiros a São João da Carreira, desde tudo isso, a justificação, digamos, da sentença, isso é matéria mais que suficiente da minha perspetiva, mas sujeitá-la-emos”, refere ainda Fernando Ruas.

“Eu queria dizer que a Câmara está disponível. Quando se integra isto no património da humanidade, é um upgrade no património municipal. Nós estamos disponíveis, obviamente, para isto”, conclui o autarca.

A Dança da Morgadinha, considerada o ex-líbris das Cavalhadas de Teivas, está atualmente em fase de submissão da candidatura, cujo dossier foi preparado pela Divisão de Cultura e Turismo da autarquia. Segundo a técnica responsável, Fernanda Mendes, o processo deverá ser submetido nas próximas semanas. A tradição envolve a comunidade local e remonta, segundo a tradição oral, ao ano de 1643.

As Cavalhadas de Vildemoinhos, por sua vez, celebram este ano a 373.ª edição, no dia 24 de junho, e remontam ao ano de 1652. A Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador pretende que esta festividade, que envolve rituais associados ao agradecimento a São João, seja também reconhecida no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar