No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A União de Freguesias de Repeses e São Salvador, no concelho de Viseu, criou a sua Comissão Social. Esta comissão realizou, na passada sexta-feira (dia 25), a sua primeira reunião para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Segundo a junta, a Comissão Social da Freguesia “é um órgão local de dinamização de sinergias, funcionando como um espaço de conversação e análise dos problemas da freguesia, bem como de procura de resolução dos mesmos, visando a melhoria das respostas sociais”.
“Esta comissão tem como objetivos centrais, a elaboração de diagnóstico social da freguesia, a sinalização de situações de pobreza e exclusão social assim como a definição de atuação dentro dos recursos existentes”, refere o executivo presidido por Márcia Lima (PS).
Na primeira sessão, participaram a Câmara de Viseu, a PSP, a Segurança Social, o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões e instituições como a Associação dos Cegos e Amblíopes (ACAPO), a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV), a Cáritas, a Cruz Vermelha, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e a Refood Viseu.
Também participaram a Confraria de Santa Eulália, o Centro Social da Paróquia de São Salvador, o Agrupamento 956 dos Escuteiros, as Conferências de São Vicente de Paulo, a Escola EB1 de Paradinha e as associações de pais de Vildemoinhos e Repeses.
A União de Freguesias de Repeses e São Salvador acrescenta que, com esta iniciativa, reafirma a sua preocupação com as causas sociais e aposta “na procura de soluções que visem minimizar as vulnerabilidades da população, reunindo esforços com todas as instituições, empresas e pessoas singulares”.