No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Casa do Povo e a Junta de Freguesia de Alcofra, no concelho de Vouzela, vão assinalar este domingo (12 de dezembro) os 68 anos da atribuição do título de cidadão honorário da localidade a Egas Moniz, terra onde moraram os avós maternos e a mãe do médico.
A comemoração terá início às 10h00 nos paços do concelho de Vouzela.
Segundo a Câmara Municipal, que se associa a esta iniciativa, a sessão contará com a presença de Artur Silva, vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade de Aveiro e presidente do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance, e do investigador Gil Gonçalves, do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação da mesma universidade.
A iniciativa contará com uma visita à Torre Medieval de Alcofra e uma outra sessão na Casa do Povo local.
O programa termina pelas 14h30 com o descerramento da placa comemorativa dos 68 anos da atribuição do título de cidadão honorário de Alcofra a Egas Moniz, na sede da Junta de Freguesia.
Egas Moniz, que foi distinguido com o Prémio Nobel da Medicina em 1949, foi homenageado em Alcofra a 13 de dezembro de 1953 após uma homenagem pública à sua mãe Maria do Rosário de Almeida Sousa Abreu.
Nessa altura, Egas Moniz (1874-1955) enviou um telegrama dirigido à Junta de Alcofra, pedindo para ser considerado cidadão da freguesia.