No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O embaixador Luís Almeida Sampaio é o convidado da próxima mesa redonda da Fundação Lapa do Lobo (Nelas), que se realiza na sexta-feira, às 21h30, sob o tema “Estados Unidos – China – União Europeia: Que Futuro?”. A conversa, moderada pelo jornalista João Paulo Sacadura, promete uma análise profunda sobre o atual contexto geopolítico mundial e os novos equilíbrios de poder entre as grandes potências.
Ex-embaixador de Portugal em Berlim durante o período da Troika e do governo de Passos Coelho, Luís Almeida Sampaio foi testemunha de momentos cruciais da política europeia, como a intervenção da chanceler Angela Merkele os bastidores das negociações da União Europeia e da NATO. O diplomata acompanhou ainda a visita de Donald Trump à NATO em 2018, tendo uma visão privilegiada sobre a dinâmica internacional entre os EUA, a China e a Europa.
Durante o encontro, o embaixador irá partilhar a sua experiência e perspetiva sobre os desafios e oportunidades que se colocam à Europa, num momento de reconfiguração global.
Para a Fundação Lapa do Lobo, este ciclo de mesas redondas tem-se afirmado como um espaço de reflexão sobre temas de relevância internacional, promovendo o debate informado e plural. Depois da análise de José Rodrigues dos Santos, em outubro, a intervenção de Luís Almeida Sampaio dá continuidade ao ciclo com uma visão diplomática e estratégica essencial para compreender o futuro das relações globais.