Press_138_Foto
autarquicas 2025
unnamed 2
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
miguel martins cdu ofrades
Tiago Almeida Chega
autarquicas 2025
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Futuro do setor vitivinícola discutido na Feira do Vinho do Dão em Nelas

Futuro do setor vitivinícola discutido na Feira do Vinho do Dão em Nelas

Painel sublinhou importância da sustentabilidade, da cooperação regional e do enoturismo

 Futuro do setor vitivinícola discutido na Feira do Vinho do Dão em Nelas - Jornal do Centro
06.09.25
fotografia: Município de Nelas
partilhar
 Futuro do setor vitivinícola discutido na Feira do Vinho do Dão em Nelas - Jornal do Centro
06.09.25
Fotografia: Município de Nelas
pub
 Futuro do setor vitivinícola discutido na Feira do Vinho do Dão em Nelas - Jornal do Centro

O Município de Nelas promoveu, no passado dia 4 de setembro, a mesa-redonda “Novos Caminhos no Dão”, integrada na 34.ª Feira do Vinho do Dão. A iniciativa reuniu representantes do setor vitivinícola e do desenvolvimento regional para refletir sobre os desafios e oportunidades da região.

De acordo com a Câmara de Nelas, o debate foi moderado por Lígia Santos e contou com a participação de Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, e Manuel Pinheiro, CEO da Global Wines.

Durante a conversa, Frederico Falcão afirmou que “a sustentabilidade social e económica são hoje os grandes pilares do setor”, e alertou para o contexto mundial adverso que tem levado ao arranque de vinhas em vários países. O responsável previu que “nos próximos anos [se verifique] uma produção mais baixa e um mercado mais equilibrado”.

O presidente da ViniPortugal referiu ainda os desafios colocados pelas novas gerações, que “consomem menos vinho”, e pelos preços de mercado. Frederico Falcão apelou à resiliência e à aposta em segmentos de valor acrescentado. 

O dirigente destacou também “o potencial do Dão nos vinhos brancos, nomeadamente na casta Encruzado, cuja expressão única nesta região será determinante para o futuro”, e acrescentou que “até 2040 a produção de brancos venha a crescer significativamente”.

Nuno Martinho reforçou a importância da cooperação entre setor público e privado e evidenciou os resultados do turismo na região. “Com crescimentos de 14% em 2024 e já 12% em hóspedes e 11% em dormidas em 2025, o Dão posiciona-se como a região do país com maior crescimento”, afirmou. 

O secretário executivo destacou também “a relevância da gestão de fundos comunitários pela CIM que tem apoiado agentes económicos e permitido investir na notoriedade e competitividade do destino”, e realçou o concelho de Nelas como exemplo de dinamismo.

Manuel Pinheiro alertou para “a descida do consumo per capita, em especial entre as gerações mais jovens, e para as dificuldades de competir com vinhos de baixo preço”. O responsável defendeu a necessidade de “apostar na criação e afirmação de marcas fortes, como fator distintivo e estruturante”. 

Manuel Pinheiro acrescentou que “o futuro passa por valorizar a qualidade, fidelizar consumidores através do enoturismo e apostar na reconversão vitícola”. Para o CEO da Global Wines, “o Dão tem uma boa imagem e qualidade reconhecida, estando à frente de muitas regiões, e é fundamental aproveitar esta vantagem competitiva”.

No final, os intervenientes convergiram na ideia de que “o enoturismo pode e deve ser a grande solução para responder aos desafios do setor, promovendo a sustentabilidade, a fidelização e o reforço da marca Dão a nível nacional e internaciona”.

A Feira do Vinho do Dão pretende ser um espaço não apenas de promoção cultural e económica, mas também de reflexão estratégica sobre o futuro de uma das mais antigas regiões vitivinícolas de Portugal.

pub
 Futuro do setor vitivinícola discutido na Feira do Vinho do Dão em Nelas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Futuro do setor vitivinícola discutido na Feira do Vinho do Dão em Nelas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar