No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O militar da Marinha natural de Viseu, Artur Mariano Alves, foi promovido a oficial general da Armada.
A homologação da promoção do atual comandante do Corpo de Fuzileiros ao posto de Comodoro do Capitão-de-Mar-e-Guerra da classe dos Fuzileiros foi publicada recentemente em Diário da República.
Trata-se do primeiro fuzileiro da Marinha a ser promovido para tal categoria neste ramo das Forças Armadas.
Natural de Viseu, onde nasceu em 1966, Artur José Figueiredo Mariano Alves ingressou na Escola Naval em outubro de 1985, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais – Ramo de Fuzileiros em setembro de 1990.
Iniciou a sua carreira operacional como Comandante do Pelotão Anticarro e, em 1991, ingressou no Destacamento de Ações Especiais onde serviu durante cerca de 10 anos, cinco dos quais como Imediato e quatro como Comandante.
No final de 2002, comandou a Unidade de Meios de Desembarque (UMD), sendo posteriormente indigitado como chefe de operações e plano da Divisão de Operações do Estado-Maior da Armada.
Quatro anos depois, em 2006, foi nomeado para o cargo de Force Potection Staff Officer, na Divisão de Planeamento do Quartel-General da NATO em Nápoles (CC-Mar Naples), onde foi responsável no âmbito do Core Planning Team (CPT) em diversas áreas, nomeadamente Operações Anfíbias, Operações Especiais, Pirataria e Terrorismo, contribuindo para o planeamento das operações ALLIED PROVIDER, ALLIED PROTECTO e ACTIVE ENDEAVOUR.
Durante a comissão da NATO, foi destacado para uma missão no Afeganistão (ISAF XI), integrando o 1.º SOCCE (Special Operations Command and Control Element), onde chefiou o SOCE East (Speail Operation Coordination Element na região Leste em Bagram).
Em 2009, Artur Mariano Alves regressou à Marinha e comandou o Batalhão de Fuzileiros Nº2 (BF2), até julho de 2012.
Entre fevereiro de 2016 e setembro de 2019, e após desempenhar várias funções, foi nomeado Chefe da Célula de Operações Especiais e Comandante da Componente de Operações Especiais Nacional no Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Em julho do ano passado, foi nomeado comandante do Corpo de Fuzileiros.
“No ano em que terminam as celebrações dos 400 anos da criação do Terço Armada da Coroa de Portugal, que daria origem aos Fuzileiros, este é um momento especial na história desta Força da Marinha, uma vez que é o primeiro oficial oriundo dos cursos tradicionais da Escola Naval da classe de Fuzileiro a alcançar o posto de oficial general”, destaca a Marinha num comunicado que também destaca a nomeação de Maria Diniz a primeira mulher oficial general da Marinha.