imigração documentos
06082111460215b1ee03d2ad7a15c4d15e1460d7932a1bf80836
concurso vinhos de portugal viseu
aluga-se
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…

12.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

12.05.25

A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…

12.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
concurso vinhos de portugal viseu
tintol e traçadinho
Boy making photo of homemade cookies
Home » Notícias » Diário » Gala em Viseu dá “vitória” à Quinta do Crasto no concurso Vinhos de Portugal

Gala em Viseu dá “vitória” à Quinta do Crasto no concurso Vinhos de Portugal

Gala de entrega dos prémios realizou-se no Mercado 2 de Maio. Foram entregues 356 medalhas: 33 de Grande Ouro, 65 de Ouro e 258 de Prata. Para este concurso participaram mais de 1.300 referências de vinhos de todo o país

 Gala em Viseu dá “vitória” à Quinta do Crasto no concurso Vinhos de Portugal - Jornal do Centro
12.05.25
fotografia: ViniPortugal
partilhar
 Gala em Viseu dá “vitória” à Quinta do Crasto no concurso Vinhos de Portugal - Jornal do Centro
12.05.25
Fotografia: ViniPortugal
pub
 Gala em Viseu dá “vitória” à Quinta do Crasto no concurso Vinhos de Portugal - Jornal do Centro

A Quinta do Crasto, em Sabrosa, venceu o concurso Vinhos de Portugal na gala que decorreu no Mercado 2 de Maio, em Viseu. O seu Touriga Nacional Tinto 2020 recebeu os prémios do Melhor do Ano e do Melhor Varietal Tinto.

Já o Kopke Colheita 1966 Tawny recebeu o prémio de Melhor Licoroso e o Villa Oliveira Encruzado Branco 2022 ficou com o galardão de Melhor Varietal Branco. O Chryseia Tinto 2022 foi premiado como o Melhor Vinho Tinto (Blend), o Quinta do Sobreiró de Cima Grande Reserva Branco 2022 como o Melhor Vinho Branco (Blend) e o Quinta d’Aguieira Espumante Millésime 2017 como o Melhor Espumante.

Ao todo, foram entregues 356 medalhas: 33 de Grande Ouro, 65 de Ouro e 258 de Prata. Só da região demarcada do Dão, o Dona Santana Tinto 2005 da Quinta de Lemos (Viseu), o Villa Oliveira Encruzado Branco 2022 da Casa da Passarella (Gouveia) e o Villa Oliveira Touriga Nacional Tinto 2019, também da Passarella, receberam o Grande Ouro.

As medalhas de Ouro foram atribuídos a vinhos da Adega de Penalva (Penalva do Castelo), da Casa de Santar (Nelas), da Quinta do Solar do Arcediago (Tondela), da Quinta das Queimas (Tondela), da Quinta do Covão (Seia), da Quinta Dona Sancha (Viseu), da Taboadella (Sátão), da UDACA (Viseu) e da ITMP Alimentar/Seleção de Enófilos.

Já as medalhas de Prata foram dadas a mais vinhos da Adega de Penalva, do Barão de Nelas, do Cabriz (Carregal do Sal), da Casa Américo (Gouveia), da Casa da Passarella, do Castelo de Azurara (Mangualde), das Caves Velhas, da Quinta de Lemos, da Grande Rota (Viseu), do Índio Rei (Viseu), da Munda (Nelas), do Estrangeiro (Rocim/engarrafado em Nelas), da Quinta do Serrado (Penalva do Castelo), da Quinta Dom Vicente (Carregal do Sal), da Quinta Dona Sancha, da Quinta dos Carvalhais (Mangualde), da Quinta do Soito (Mangualde), das Terras de Tavares (Penalva do Castelo) e da UDACA.

Para este concurso participaram mais de 1.300 referências de vinhos de todo o país. Durante três dias de provas técnicas, mais de uma centena de especialistas – incluindo enólogos, sommeliers e jornalistas – avaliaram os vinhos em competição. As amostras distinguidas com Medalha de Ouro passaram por uma nova avaliação que ficou a cargo de um outro painel de jurados que selecionou os Melhores do Ano e as Medalhas de Grande Ouro.

Os vinhos distinguidos com as duas últimas medalhas também garantem presença em eventos internacionais organizados pela ViniPortugal ao longo do ano. Nesta edição, a região mais premiada foi o Douro e Porto, com um total de 115 medalhas. A lista completa de premiados pode ser consultada no site do Concurso Vinhos de Portugal.

O presidente da ViniPortugal – entidade organizadora dos prémios –, Frederico Falcão, sublinha que a iniciativa “é, acima de tudo, uma montra da qualidade e da diversidade dos nossos vinhos”.

“Ano após ano, reunimos especialistas de todo o mundo para provar e reconhecer o que de melhor se faz no nosso país. Esta é também uma oportunidade única para dar visibilidade internacional aos produtores nacionais, promovendo os vinhos portugueses como embaixadores do nosso território e da nossa cultura”, diz o responsável.

A gala decorreu a 8 de maio.

pub
 Gala em Viseu dá “vitória” à Quinta do Crasto no concurso Vinhos de Portugal - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Gala em Viseu dá “vitória” à Quinta do Crasto no concurso Vinhos de Portugal - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar