hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara

Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara

pub
 CS:GO vs Aviator Portugal: a revolução digital que está a transformar os eSports nacionais
02.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 CS:GO vs Aviator Portugal: a revolução digital que está a transformar os eSports nacionais
02.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Geminação de Viseu com Taiyuan gera discórdia na reunião de Câmara

O PS entende que Viseu geminar com Taiyuan é uma decisão imprudente “quer quanto à necessidade, quer quanto ao timing, atendendo ao contexto geopolítico atual”. Os socialistas alegam que uma geminação deve obedecer a “critérios claros e objetivos” para que exista uma “efetiva valorização dos territórios”.

Ao Jornal do Centro, o vereador socialista Vítor Pinho Oliveira lembrou que Fernando Ruas “há uma semana estava a saudar as famílias ucranianas refugiadas de guerra que escolheram Viseu como local de proteção e uma semana depois está a propor geminar com uma cidade que está geminada com Donetsk, a cidade separatista pró-russa que despoletou a guerra em solo europeu”.

O socialista refere ainda que o PS não considera que “Viseu precise de ser esta cidade carente de geminações sem critérios, uma cidade carochinha que está à janela para dar convites para se geminar”, assinalando que, no entender dos socialistas, tal atitude “esvazia de importância este ato político”.

Na conferência de imprensa após a reunião do executivo, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas referiu que uma geminação não está relacionada com um país, mas com cidades. “É mesmo de quem não conhece a história das geminações, que apareceram por causa da Guerra. Em Portugal, por exemplo, ninguém cá vinha. Éramos um Estado anti-democrático e houve muita gente que fugiu para aqui. As cidades e as autarquias, felizmente, não seguem as mesmas diretrizes dos governos. Era o que faltava. Se um país não for democrático não podemos fazer uma geminação com uma cidade? Os habitantes têm alguma culpa disto? Não”, reforçou o autarca.

Acrescentando que considera que “o Partido Socialista se vai arrepender” por ter votado contra a geminação com a cidade de Taiyuan, Ruas entende que a decisão dos socialistas foi “impensada”. “Aquilo que eu disse à pessoa que interveio foi se tinha acertado as coisas com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. O embaixador faz elogios rasgados a esta ligação, um embaixador que é o representante do Governo lá”, assinalou Fernando Ruas.

Viseu assina geminação com cidade chinesa com o município de Taiyuan no dia 17 de agosto. Um acordo que prevê o “estabelecimento de uma relação amigável entre ambas as cidades e que prevê uma “cooperação nas mais variadas áreas de governação municipal”.

Na sessão, Fernando Ruas referiu que Viseu e Taiyuan partilham alguns pontos em comum como “uma identidade e história com mais de 2.500 anos, a preocupação crescente para com a sustentabilidade ambiental, uma cidade mais verde e amiga do ambiente, a aposta na educação e na inclusão na educação”.

pub
 CS:GO vs Aviator Portugal: a revolução digital que está a transformar os eSports nacionais

Outras notícias

pub
 CS:GO vs Aviator Portugal: a revolução digital que está a transformar os eSports nacionais

Notícias relacionadas

Procurar