hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Viseu » GNR de Viseu apanha grupo de falsos bombeiros que burlou em milhares de euros

GNR de Viseu apanha grupo de falsos bombeiros que burlou em milhares de euros

Suspeitos têm entre 24 e 76 anos e a maioria é do distrito de Viseu. O grupo atuava em todo o país. Investigação decorria desde 2020 e culminou com 20 buscas domiciliária. Em causa estarão burlas de milhares de euros

Micaela Costa
 CS:GO vs Aviator Portugal: a revolução digital que está a transformar os eSports nacionais
03.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 CS:GO vs Aviator Portugal: a revolução digital que está a transformar os eSports nacionais
03.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 GNR de Viseu apanha grupo de falsos bombeiros que burlou em milhares de euros

Há cinco anos que a GNR de Viseu estava a investigar um grupo que se fazia passar por falsos bombeiros e elementos de outras entidades, com o objetivo de burlar instituições e pessoas.

Os suspeitos, maioritariamente do distrito de Viseu, usavam esquemas, como venda de rifas, para enganar e angariar dinheiro que nunca chegava às instituições que diziam estar a representar. Em causa estarão burlas de milhares de euros.

Ao longo dos últimos anos, foram várias as queixas apresentadas por corporações de bombeiros e nas redes sociais multiplicavam-se os relatos de pessoas que se diziam enganadas. O grupo atuava em zonas de grande movimento, como feiras ou nas estradas junto a semáforos.

“Esta é uma operação que foi desenvolvida pelo Destacamento Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal e que culminou na constituição de 10 arguidos, sendo duas pessoas coletivas e oito homens”, explicou aos jornalistas o comandante em suplência da GNR de Viseu.

Segundo o tenente João Gomes, a operação “The Scheme” permitiu identificar oito homens, com idades entre os 24 e os 76 anos, e duas empresas. Os suspeitos terão cometido vários crimes de branqueamento de capitais, burla qualificada e associação criminosa em todo o território nacional.

Os arguidos “funcionavam em rede e utilizavam elementos fraudulentos para se fazerem passar por outras pessoas e entidades de solidariedade social”, acrescentou.

Esta quarta-feira (2 de abril), a GNR levou a cabo 20 buscas, 13 domiciliárias e sete em veículos, nas localidades de Moimenta da Beira, Braga, Magoito, Amadora, Queluz, Agualva-Cacém, Loures e Pombal.

Através destas diligências, foram apreendidos 27.843 euros em numerário, dezenas de artigos de vestuário e bens associados a instituições/entidades de solidariedade, seis telemóveis, um tablet, dois computadores, extratos de transferências e de depósitos bancários (alguns internacionais) e cartões de identificação.

João Gomes esclareceu ainda que o grupo “apresentavam documentos oficiais e verdadeiros de concursos autorizados”, o que permitia não levantar suspeitas.

“Eles agiam um bocadinho a coberto desses concursos, mas, na generalidade, não davam rifas, faziam era peditório”, disse.

A operação envolveu 68 militares, contando com o reforço da estrutura de Investigação Criminal e da valência territorial dos Comandos Territoriais de Braga, Leiria e Lisboa, e da Direção de Investigação Criminal da GNR.

pub
 CS:GO vs Aviator Portugal: a revolução digital que está a transformar os eSports nacionais

Outras notícias

pub
 CS:GO vs Aviator Portugal: a revolução digital que está a transformar os eSports nacionais

Notícias relacionadas

Procurar