No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Até 31 de maio, a GNR de Viseu sinalizou mais de 1200 terrenos por limpar. No final do mês terminou a fase da prevenção e sensibilização para a limpeza de terrenos e as autoridades identificaram 1233, números que fazem de Viseu o segundo distrito com o maior número de alertas.
A lista, divulgada pela GNR, é liderada pelo distrito de Leiria, com 2441 sinalizações. Em todo o país, as autoridades identificaram 10252 terrenos.
No que diz respeito à investigação, até 31 de maio, em todo o país, foram registados 533 crimes de incêndio florestal, tendo sido efetuadas 16 detenções e identificados 131 suspeitos. No ano passado, no mesmo período, a GNR registou 1 790 crimes de incêndio florestal, tendo detido 42 pessoas e identificado 511 suspeitos. Já em 2022, foram contabilizados 1 894 crimes de incêndio, foram detidas 39 pessoas e identificadas 378.
Mais de quatro mil ações de sensibilização em todo o país
Segundo a GNR, no âmbito da prevenção e sensibilização para a limpeza de terrenos, até ao dia 31 de maio, em todo o país, foram realizadas 4 428 ações de sensibilização, tendo alcançado 76 052 pessoas. O objetivo, refere, é “evitar comportamentos de risco, sensibilizar para a importância de adoção de medidas de autoproteção e uso correto do fogo, por parte da comunidade”. Para isso, a GNR realizou 17 209 ações de patrulhamento e empenhado mais de 43 mil militares em todo o território nacional.
A autoridade sublinha que “a proteção de pessoas e bens no âmbito dos incêndios rurais continua a assumir-se como uma das prioridades estratégicas da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num reforço de patrulhamento nas áreas florestais”.
A força de segurança lembra ainda que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal” e que estas estão proibidas “sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.
“Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel”, destaca.